Parar de menstruar é perigoso? Veja riscos e vantagens

Gravidez e maternidade Saúde
06 de Outubro, 2022
Parar de menstruar é perigoso? Veja riscos e vantagens

Muitas vezes, por escolha própria e outros motivos, as mulheres optam por parar de menstruar. No entanto, surgem muitas dúvidas sobre a prática. Por exemplo, suspender o ciclo menstrual pode intoxicar o corpo? Atrapalha ou causa infertilidade? Para esclarecer os questionamentos comuns, falamos com Marcella Maia de Souza, ginecologista e obstetra da clínica Mantelli. Saiba mais!

Veja também: Congelamento de óvulos: entenda quando a técnica é recomendada

Como parar de menstruar?

De acordo com Marcella, existem diversos meios de suspender a menstruação. “A mulher pode utilizar anticoncepcionais orais de forma contínua, sem pausa; aderir ao contraceptivo injetável; ou, ainda, DIUs hormonais, como o Mirena e o Kyleena, que reduzem ou interrompem o fluxo menstrual e implantes subdérmicos”, explica.

No entanto, a especialista alerta que as opções não se tratam apenas de uma escolha pessoal. “É importante que a mulher consulte o ginecologista antes, pois todos os contraceptivos hormonais podem ter efeitos colaterais. Então, é necessário avaliar se a paciente tem alguma contraindicação”, orienta.

Quais as vantagens de parar de menstruar?

Segundo a médica, algumas mulheres sentem bastante desconforto antes e durante a menstruação. “A princípio, além de prevenir a gravidez, os contraceptivos hormonais auxiliam a amenizar sintomas como inchaço, cólicas, dores de cabeça, fadiga, alterações intestinais (diarreia ou intestino preso) e o próprio sangramento intenso”, enumera Marcella.

Outra vantagem dos métodos hormonais é que eles são auxiliares no tratamento de doenças como a endometriose e o sangramento anormal uterino (SUA). Ambos provocam cólicas e sangramentos que comprometem o bem-estar feminino.

No caso da pílula anticoncepcional, além dos benefícios citados, a mulher costuma emendar as cartelas quando a menstruação coincide com alguma ocasião. Por exemplo, uma viagem para a praia, um casamento ou outro evento cujo fluxo menstrual pode atrapalhar.

Existe algum risco de suspender a menstruação?

Parar de menstruar não trará nenhum tipo de problema para a mulher. Todavia, os métodos hormonais podem causar efeitos colaterais. De forma geral, algumas pessoas podem ter dores de cabeça, aumento de acne, quedar de cabelos, retenção de líquidos e maior propensão a doenças cardiovasculares, como a trombose. Por isso, é essencial o acompanhamento e a indicação da via mais adequada para a mulher.

Mas esqueça a crença de que precisa menstruar para desintoxicar. “Isso é um grande mito. A menstruação é nada mais do que o espessamento do endométrio por ação hormonal, que se desprende quando a mulher não engravida. Não se trata de um mecanismo tóxico e não prejudica a saúde se for interrompido”, esclarece Marcella. Vale dizer que os contraceptivos hormonais “afinam” o endométrio — por isso que o fluxo de sangue diminui ou é suspenso.

Pode atrapalhar a fertilidade?

Segundo Marcella, esta é outra dúvida muito recorrente no consultório. “Em partes, isso é verdade. Alguns tipos de hormônios podem causar a atrofia das gônadas e dificultar a produção hormonal do próprio corpo. Por essa razão é que reforço a importância do acompanhamento de um especialista, já que cada método possui prós e contras”, finaliza. Entretanto, cada caso é único, pois há mulheres que engravidam assim que param de utilizar o contraceptivo, enquanto outras precisam de mais tempo para o corpo se adaptar.

Fonte: Marcella Maia de Souza, ginecologista e obstetra da clínica Mantelli – CRM: 158069; RQE 215049.

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Amanda Preto
Jornalista especializada em saúde, bem-estar, movimento e professora de yoga há 10 anos.

Leia também:

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas

bebê pode comer camarão
Alimentação Bem-estar Gravidez e maternidade

Bebê pode comer camarão? Pediatra explica

Crianças podem ser introduzidos a frutos do mar a partir dos 6 meses de idade, segundo a SBP