Farinha panko: O que é, como fazer e como usar
Sabe aquele empanado crocante e tentador? Então, o segredo para conseguir essa crocância leve e muito saborosa é o empanado com a farinha panko.
O que é a farinha panko?
A farinha panko é muito popular em pratos asiáticos e é usada no preparo de sushi roll e outras delícias orientais empanadas. Mas, essa farinha é feita a partir de um único ingrediente: as migalhas do pão de forma – e pode ser preparada em casa.
Como usar farinha panko nas receitas?
Assim como a farinha de rosca, ela é utilizada para empanar carnes, frangos, peixes ou pode ser usada como base de farofas. Mas, o diferencial dessa farinha está na textura mais crocante e nos flocos maiores. Ou seja, que garantem que o alimento empanado absorva menos gordura.
Receita de farinha panko
Ingredientes
- 6 fatias de pão de forma congelas
Modo de preparo
Congele as fatias de pão de forma e depois coloque em um processador. Em seguida, pulse até obter uma “farinha” de pão, levemente granulada. Por fim, distribua em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 90° por 20 minutos para secar.
Logo depois, retire do forno e deixe esfriar.
Receita de filé de frango empanado com panko
Ingredientes
- 4 filés de frango limpos e sem pele
- 1 copo de farinha panko
- 3 ramos de alecrim picado
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 ovo
- 4 colheres de azeite
- Suco de 1 limão siciliano
- ½ copo de água
- 3 colheres (sopa) leite
Modo de preparo
Em um recipiente, misture a farinha panko, o sal, alecrim e pimenta. Reserve. Dessa maneira, em outra tigela, bata os ovos e o leite. Acrescente uma pitada de sal.
Depois, passe os filés de frango na mistura do ovo e em seguida na farinha temperada. Assim, adicione o azeite em uma frigideira na temperatura média. Coloque os filés de frango e espere dourar dos dois lados, durante 3 minutos.
Acrescente o ½ copo de água e abaixe o fogo. Mas, espere cozinhar por 6 minutos. Destampe a panela, aumente o fogo e espere a água evaporar. Depois, observe formar uma casquinha crocante nos filés.
Por fim, sirva.
Leia também: Jejum Intermitente: O que é, como fazer e quais os benefícios