Ozempic e similares serão investigados na Europa

Saúde
10 de Julho, 2023
Ozempic e similares serão investigados na Europa

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) disse ao site BBC que vai investigar o medicamento Ozempic e outros similares, como o Saxenda. A decisão foi tomada após o órgão receber alertas sobre uma possível relação dos mesmos com pensamentos suicidas e de automutilação entre os usuários. Entenda melhor:

Ozempic e similares serão investigados na Europa

Três casos de pensamentos suicidas e de automutilação após a utilização de Saxenda e Ozempic aconteceram na Islândia e foram informados à EMA. Agora, o órgão irá reavaliar os medicamentos (incluindo o Wegovy, que possui o mesmo princípio ativo do Ozempic) que ajudam a reduzir o apetite.

Depressão e até pensamentos suicidas podem surgir como efeitos colaterais de alguns remédios para a perda de peso, mas eles não são considerados comuns. Por isso, o objetivo inicial da agência europeia é analisar produtos com as substâncias semaglutida e liraglutida para entender os riscos e identificar se serão necessárias mudanças nas bulas.

Em um comunicado à BBC, a Novo Nordisk, fabricante do Ozempic, afirmou que não observou a associação em questão durante os ensaios clínicos. Mesmo assim, irá colaborar com a investigação pensando na segurança dos pacientes.

A comercialização dos remédios, no entanto, não será afetada durante o estudo.

Leia também: Ozempic emagrece? O que é o remédio, indicações e efeitos colaterais

O que é o Ozempic?

A “febre” do Ozempic começou no TikTok, em 2021. Na época, era comum se deparar com muitas pessoas falando sobre o medicamento que faz “milagres” pela perda de peso. O Ozempic, nome comercial da semaglutida, foi criado para o tratamento do diabetes tipo 2, mas se tornou um dos aliados favoritos quando o assunto é emagrecimento.

Nesse sentido, a ação do Ozempic funciona da seguinte forma: a substância ativa do medicamento, a semaglutida, é agonista dos receptores de GLP-1. Atua, então, de forma idêntica à GLP-1 (um hormônio produzido no intestino), aumentando a quantidade de insulina liberada pelo pâncreas em resposta aos alimentos. Como consequência, ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue e reduz o apetite.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

selfie do ex-jogador de vôlei, Tande
Saúde

Tande, do vôlei, sofre infarto e é internado em hospital

Tande, ex-jogador da seleção brasileira de vôlei, revelou ter tido 98% de entupimento em uma de suas veias e sofrido um infarto

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista e receitas saudáveis

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração