Ozempic e fibras: consumo deve ser maior para quem usa o remédio

Alimentação Bem-estar Saúde
08 de Fevereiro, 2024
Ozempic e fibras: consumo deve ser maior para quem usa o remédio

Enjoos, vômitos e constipação são alguns dos efeitos já conhecidos do uso do Ozempic. Para algumas pessoas, também pode causar prisão de ventre, diarreia e distúrbios gastrointestinais. Para evitá-los, especialistas apontam que o uso do Ozempic deve ser combinado com mais fibras. Veja opções de frutas para incluir no cardápio.

Leia mais: Ozempic falsificado: riscos para a saúde e lotes proibidos

Ozempic e fibras: qual é a relação?

O consumo adequado de fibras faz parte de uma alimentação saudável, mas torna-se ainda mais importante para quem utiliza medicamentos como a semaglutida. Isso porque o medicamento faz com que a comida se move mais lentamente pelo intestino, o que pode causar prejuízos à saúde intestinal. Nesse sentido, as fibras fazem com que o bolo fecal fique mais macio e retenha mais água, e, mesmo com o atraso [do movimento do alimento no intestino], ele não ficará seco demais para passar.

Afinal, qual a quantidade de fibras ideal para quem usa Ozempic?

Não existe uma quantidade de fibras ideal para quem faz uso do Ozempic, mas especialistas sugerem manter a ingestão diária recomendada, isto é, 25 gramas por dia para mulheres e 38 gramas por dia. para homens. Se possível, os especialistas recomendam tentar obter fibras dos alimentos antes de recorrer a um suplemento. Vale lembrar que o aumento do consumo de fibras também necessita do aumento da ingestão de água. Do contrário, pode piorar a constipação.

Leia também: Sibutramina emagrece? Saiba mais sobre o medicamento

Ozempic e fibras: opções de frutas para colocar na dieta

Maracujá

Nativa da América do Sul, o maracujá é uma fruta repleta de fibras, entre outras propriedades extremamente benéficas para a saúde, como a vitamina C, por exemplo.

Goiaba

Aproximadamente, uma pequena porção da fruta contém 9 gramas de fibras. Além disso, contém grande quantidade de potássio, vitamina A e vitamina C.

Framboesa

Além de pouco calórica, a framboesa está entre as frutas ricas em fibras. Ela ainda contém diversas vitaminas e é repleta de antioxidantes, especialmente as antocianinas.

Amora

A amora é outra ótima opção de fruta rica em fibras. Também é abundante em vitaminas, especialmente a C.

Pera

Uma pera de tamanho médio contém cerca de 6 gramas de fibras. Além disso, é fonte de sais minerais essenciais, como potássio. Há seis tipos diferentes de peras, mas suas propriedades são basicamente as mesmas.

Kiwi

Por fim, o kiwi pode ser uma boa opção para quem faz uso de Ozempic e quer incluir mais fibras na dieta. A frutinha tem menos de 50 calorias, e também contém um pouco mais de 2,5 gramas de fibras. Por isso, a fruta é uma excelente opção.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

Neste Setembro Amarelo, confira 5 atitudes para ajudar alguém que está em sofrimento
Bem-estar Equilíbrio

Setembro Amarelo: 5 atitudes para ajudar alguém em sofrimento

Aprenda cinco maneiras práticas de apoiar emocionalmente quem está passando por momentos difíceis, com dicas que envolvem acolhimento, empatia e incentivo à busca por ajuda profissional

casal correndo e olhando o relógio
Bem-estar Movimento

Seu relógio inteligente pode estar errado sobre gasto calórico

Estudo de 2017 encontrou inconsistências de até 93% nos cálculos de diferentes tipos de dispositivos. Mas acessório apresenta outras vantagens

homem adulto com esquizofrenia sentado com as duas mãos no cabelo.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia em adultos: conheça os sintomas e como tratar

O adulto com esquizofrenia pode ter uma variedade de sintomas, desde comportamento bizarro e incerto e fala desorganizada a perda de emoções.