Ozempic e fibras: consumo deve ser maior para quem usa o remédio

Alimentação Bem-estar Saúde
08 de Fevereiro, 2024
Ozempic e fibras: consumo deve ser maior para quem usa o remédio

Enjoos, vômitos e constipação são alguns dos efeitos já conhecidos do uso do Ozempic. Para algumas pessoas, também pode causar prisão de ventre, diarreia e distúrbios gastrointestinais. Para evitá-los, especialistas apontam que o uso do Ozempic deve ser combinado com mais fibras. Veja opções de frutas para incluir no cardápio.

Leia mais: Ozempic falsificado: riscos para a saúde e lotes proibidos

Ozempic e fibras: qual é a relação?

O consumo adequado de fibras faz parte de uma alimentação saudável, mas torna-se ainda mais importante para quem utiliza medicamentos como a semaglutida. Isso porque o medicamento faz com que a comida se move mais lentamente pelo intestino, o que pode causar prejuízos à saúde intestinal. Nesse sentido, as fibras fazem com que o bolo fecal fique mais macio e retenha mais água, e, mesmo com o atraso [do movimento do alimento no intestino], ele não ficará seco demais para passar.

Afinal, qual a quantidade de fibras ideal para quem usa Ozempic?

Não existe uma quantidade de fibras ideal para quem faz uso do Ozempic, mas especialistas sugerem manter a ingestão diária recomendada, isto é, 25 gramas por dia para mulheres e 38 gramas por dia. para homens. Se possível, os especialistas recomendam tentar obter fibras dos alimentos antes de recorrer a um suplemento. Vale lembrar que o aumento do consumo de fibras também necessita do aumento da ingestão de água. Do contrário, pode piorar a constipação.

Ozempic e fibras: opções de frutas para colocar na dieta

Maracujá

Nativa da América do Sul, o maracujá é uma fruta repleta de fibras, entre outras propriedades extremamente benéficas para a saúde, como a vitamina C, por exemplo.

Goiaba

Aproximadamente, uma pequena porção da fruta contém 9 gramas de fibras. Além disso, contém grande quantidade de potássio, vitamina A e vitamina C.

Framboesa

Além de pouco calórica, a framboesa está entre as frutas ricas em fibras. Ela ainda contém diversas vitaminas e é repleta de antioxidantes, especialmente as antocianinas.

Amora

A amora é outra ótima opção de fruta rica em fibras. Também é abundante em vitaminas, especialmente a C.

Pera

Uma pera de tamanho médio contém cerca de 6 gramas de fibras. Além disso, é fonte de sais minerais essenciais, como potássio. Há seis tipos diferentes de peras, mas suas propriedades são basicamente as mesmas.

Kiwi

Por fim, o kiwi pode ser uma boa opção para quem faz uso de Ozempic e quer incluir mais fibras na dieta. A frutinha tem menos de 50 calorias, e também contém um pouco mais de 2,5 gramas de fibras. Por isso, a fruta é uma excelente opção.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

mulher na academia fazendo elevação pélvica no banco
Bem-estar Movimento

Elevação pélvica com a barra ou na máquina: qual é melhor?

Exercício é um dos queridinhos quando o assunto é fortalecer os glúteos. Mas qual variação é melhor: elevação pélvica com a barra ou na máquina?

óleo de coco emagrece?
Alimentação Bem-estar

Óleo de coco emagrece?

Extraído do fruto maduro, o óleo de coco virou febre principalmente por sua fama de que emagrece. Mas será que ele tem esse poder?

5 fatos sobre a obesidade
Saúde

5 fatos sobre a obesidade que você não sabia

Doença não tem relação com estética e requer tratamento contínuo. Veja esses e outros fatos