Ovo emagrece? Saiba se ovo é bom para emagrecer

Alimentação Bem-estar
11 de Junho, 2020
Ovo emagrece? Saiba se ovo é bom para emagrecer

Que ovo é saudável a ciência já conseguiu provar. Mas, será que tem como incluí-lo em uma dieta com foco em perder peso e, assim, usar o ovo para emagrecer? Se você faz parte do time que evita o alimento como parte de uma dieta equilibrada, está perdendo. pois, enquanto uma fobia persistente em relação ao ovo continua, prevalece o fato de ele é sim saudável. Não só, é um dos alimentos mais densos em nutrientes que existe. Aqui, vamos desvendar se ovo emagrece.

Em uma unidade se concentram 13 vitaminas e minerais essenciais e seis gramas de proteína de alta qualidade, tudo por apenas 70 calorias.

Eles não são apenas deliciosos – também são fáceis de preparar. Assim, seja mexido, cozido, em omelete, sozinho ou acompanhado, leia motivos para comer ovos todos os dias.

Ovo emagrece?

Ovo ajuda a controlar a fome

O motivo são as proteínas que garantem maior tempo de saciedade após a refeição. Pois, um estudo da Universidade de Connecticut (EUA) constatou que ingerir ovo no desjejum impacta em consumir menos calorias no decorrer do dia. Ou seja, essa descoberta foi feita com um grupo comparativo entre pessoas que consumiram ovo no café da manhã e outras que ingeriram alimentos ricos em carboidratos.  

Ovo emagrece: Como usar o ovo para emagrecer

Por muito tempo banido dos cardápios saudáveis, o ovo se provou um alimento nutritivo e grande aliado da dieta. Mas, além de ser barato e fácil de encontrar em todo o país, ele é versátil, podendo ser consumido em forma de omelete, mexido, cozido ou frito.

O ovo contribui para uma silhueta mais enxuta por ajudar na queima de gordura. Além disso, mantém os níveis de açúcar no sangue controlados, além de contribuir para o aumento da massa magra e para a redução do colesterol ruim. 

Por fim, vale lembrar que o modo de preparo influencia na eficácia do ovo para emagrecer. Na versão frita com óleo de cozinha, por exemplo, pode ser uma bomba calórica e de gorduras. Assim, se o consumo dessa forma for frequente, certamente poderá levar ao ganho de peso e subir os níveis de colesterol. No entanto, se você consumi-lo cozido, seja sozinho ou acompanhado de outros ingredientes (na salada, por exemplo), não existe risco para a dieta, desde que não haja exagero.

Leia também: Como comer hambúrguer sem sair da dieta

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Neste Setembro Amarelo, confira 5 atitudes para ajudar alguém que está em sofrimento
Bem-estar Equilíbrio

Setembro Amarelo: 5 atitudes para ajudar alguém em sofrimento

Aprenda cinco maneiras práticas de apoiar emocionalmente quem está passando por momentos difíceis, com dicas que envolvem acolhimento, empatia e incentivo à busca por ajuda profissional

casal correndo e olhando o relógio
Bem-estar Movimento

Seu relógio inteligente pode estar errado sobre gasto calórico

Estudo de 2017 encontrou inconsistências de até 93% nos cálculos de diferentes tipos de dispositivos. Mas acessório apresenta outras vantagens

homem adulto com esquizofrenia sentado com as duas mãos no cabelo.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia em adultos: conheça os sintomas e como tratar

O adulto com esquizofrenia pode ter uma variedade de sintomas, desde comportamento bizarro e incerto e fala desorganizada a perda de emoções.