Receita de ovo de Páscoa saudável para comer sem culpa

3 de abril, 2020

Já pensou em preparar um ovo de Páscoa saudável em casa? O feriado mais doce do ano está chegando, e muita gente já entrou em desespero pensando nos chocolates. Mas, não precisa. Pois existem opções saudáveis para curtir a data sem ficar se culpando.

Assim, tem quem atribua toda a culpa ao chocolate. Porém, o doce pode, sim, fazer parte da alimentação, desde que exista moderação e maturidade.

Dessa maneira, para não sair da dieta, siga essa receita deliciosa de ovo de Páscoa saudável. Ou seja, uma versão mais leve e tão gostosa quanto os tradicionais. 

Além disso, você já deve ter notado os preços dos ovos de chocolate nos supermercados esse ano. Dessa forma, você ainda vai economizar dinheiro. Portanto, confira o passo a passo desse ovo de Páscoa saudável para comer sem culpa:

Ingredientes

  • Chocolate amargo, 70% ou mais
  • Leite vegetal – você encontra em lojas de produtos naturais
  • Adoçante natural – xylitol ou eritritol

Modo de preparo

Casca

Derreta 100g de chocolate e cubra a forma de ovo, leve a geladeira por 10 minutos. 

Em seguida, faça duas camadas se necessário.

Recheio

Leve o leite com o adoçante ao fogo e mexa até reduzir para meio litro de leite (cerca de meia hora no fogo) Quando estiver mais consistente, desligue o fogo e adicione 80g de chocolate. 

Por fim, espere esfriar totalmente e coloque na sua casca. Enfeite com frutas e se delicie.

Receita de ovo de Páscoa fit caseiro

Como fazer biomassa de banana verde

Encha uma panela de pressão com água até a metade. Pegue uma banana verde e coloque na panela. Ligue o fogo e deixe a água ferver por cerca de 10 minutos. Depois, deixe que a pressão saia da panela (não abra, deixe que saia naturalmente). Coloque a fruta cozida no liquidificador e bata até formar uma massa cremosa.

Brigadeiro para recheio

Ponha 200g de leite condensado (diet ou light), adicione 200g de biomassa de banana e 100g de chocolate 70% cacau. Junte esses ingredientes, leve ao fogo e mexa, sem parar, até desprender do fundo da panela. Agora, coloque 80g de creme de leite para deixar o doce com mais cremosidade. Deixe o creme esfriar por 20 minutos – você irá usá-lo como recheio do ovo.

Casquinha

Pegue uma vasilha grande, encha de água até a metade e leve ao fogo. Assim que começar a criar bolhas, apague (não deixe chegar na fervura). Coloque 100g de chocolate 70% cacau numa tigela e derreta com a temperatura da água. Não deixe o chocolate tocar o líquido.

Montagem do ovo de Páscoa fit

Passe o chocolate para uma forma e deixe resfriar na geladeira. Faça a mesma coisa por 3 vezes e, logo após, coloque o brigadeiro como recheio do ovo e sinta-se livre para usar sua criatividade.

Leia também: 5 motivos para incluir o chocolate amargo na

Leia também: Chocolate amargo: Aposte nessa versão na Páscoa

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.