Óleo MCT: Saiba o que é e conheça os benefícios
O óleo MCT está ficando cada vez mais popular. O produto em questão é nomeado pela sigla que significa “medium-chain triglycerides”, ou seja, triglicerídeos de cadeia média. Ele também é conhecido como óleo TCM.
Esses triglicerídeos são um tipo especial de ácidos graxos, ou seja, gorduras boas que são digeridos rapidamente pelo organismo, o que pode auxiliar na queima de gordura.
Assim, este tipo de gordura se difere das outras por apresentar um tamanho menor na cadeia de carbonos comparada a outros tipos de gorduras como os triglicerídeos de cadeia longa. Isso propicia uma metabolização diferente e mais rápida, podendo ser comparada a dos carboidratos.
Benefícios do óleo MCT
Melhora a performance física
Muito consumido por atletas, rende energia ao longo de treinos longos e intensos.
Ajuda no emagrecimento
Esse óleo pode potencializar o emagrecimento, pois otimiza a queima de gordura. Além disso, é conhecido por ajudar na regulação e aceleração do metabolismo.
Leia também: Óleo de algodão: O que é e quais os benefícios
Favorece o tratamento de diabetes
Graças à ação redutora de glicemia, o óleo pode auxiliar o tratamento de diabetes – o controle dos níveis de açúcar no sangue reduz os riscos da doença.
Melhora cognitiva
O óleo age no aumento de cetonas no organismo, ajuda a combater doenças como o Alzheimer, além de prevenir crises convulsivas.
Como consumir o óleo MCT
Ainda pouco popular no Brasil, esse óleo pode ser difícil de ser encontrado, entretanto, há mercados e lojas de produtos naturais que vendem-o pelo país.
Ele pode ser facilmente adicionado a diversas receitas, substituindo o azeite de oliva e o óleo de coco, por exemplo. Também, pode ser usado no preparo do café bulletproof. Delicioso e altamente nutritivo, ele consiste em nada mais é do que café + manteiga + óleo.