Óleo de mamona: Benefícios e como usar
Talvez você tenha ouvido falar que o óleo de mamona é um laxante poderoso, perfeito para melhorar a digestão. Mas, os benefícios desse ingrediente não param por aí.
Também chamado de óleo de rícino, é extraído da planta de mamona. Entre seus componentes estão os ácidos graxos, sendo o principal o ácido ricinoleico, exclusivo dessa planta. Por suas propriedades de combate a fungos e bactérias que impedem o crescimento do cabelo, o óleo de rícino é muito usado para incentivar o crescimento capilar. Saiba mais:
Benefícios do óleo de mamona
Condicionador para o cabelo
Graças aos seus ácidos graxos essenciais, o óleo de mamona possui características hidratantes e nutritivas para os fios, que estimulam o crescimento, proporcionam brilho, combatem a caspa e eliminam a gordura. É amplamente utilizado em xampus e condicionadores, embora também possa ser aplicado diretamente no couro cabeludo.
leia também: Biotina ajuda no crescimento do cabelo?
Faz cílios e sobrancelhas crescerem
Esse remédio natural é ideal para os casos em que os cílios estão quebrados ou enfraquecidos. Pegue o pincel de uma máscara que você não usa mais e lave muito bem. Em seguida, mergulhe-o em óleo de mamona e passe-o pelos fios, como se aplicasse rímel ou tinta para sobrancelha. Faça isso todas as noites, pelo tempo que precisar. Em 15 dias as mudanças já são notadas.
Unhas fortalecidas
Os altos níveis de vitamina E neste óleo fazem mágica com as unhas. Tudo o que você precisa fazer é colocar um chumaço de algodão umedecida com a substância nas unhas e fazer uma massagem suave. Praticar isso toda semana evitará fragilidade e quebra.
Diminui as olheiras
O óleo de mamona se destaca por suas propriedades anti-inflamatórias e hidratantes, exatamente o que quem sofre de bolsas e olheiras precisa. Basta colocar algumas gotas no contorno dos olhos (na pele limpa e com pequenos toques) e deixar trabalhar durante a noite. Você verá que acordará com um olhar mais descansado.
Hidratante facial
É uma obrigação entre os itens de cuidados faciais, pois possui características bactericidas para quem precisa se livrar de acne. Além disso, equilibra a gordura da pele para suavizar ressecamento e linhas finas. O óleo de rícino também fornece energia às células e é usado até para tratar contraturas em massagens. Contudo, embora a aplicação de óleo de mamona na pele seja considerada segura para a maioria das pessoas, ele pode causar uma reação alérgica em alguns indivíduos.
Leia também: Aromaterapia: Descubra o poder dos óleos essenciais