Óleo de cártamo: Benefícios e como consumir

Alimentação Bem-estar
25 de Setembro, 2019
Óleo de cártamo: Benefícios e como consumir

O óleo de cártamo (cartamus tinctorium) não é novo, mas ele tem sido cada vez mais comentado por seus supostos benefícios e por ser considerada uma boa opção para cozinhar. 

Quando o óleo de cozinha superaquece, destrói os compostos benéficos e cria radicais livres nocivos. Esses radicais livres podem danificar moléculas do corpo.  Por isso, é importante usar óleos com alto ponto de fumaça quando estiver cozinhando em altas temperaturas.

Nesse sentido, o óleo de cártamo pode ser a alternativa certa. Ele tem um ponto de fumaça mais alto que os óleos de milho, canola, azeite, gergelim e muitos outros. Também possui um sabor neutro, sendo ideal para o preparo de receitas.

O cártamo é uma planta alta com folhas pontiagudas e flores amarelas ou alaranjadas. As sementes de cártamo são usadas para produzir óleo.

Benefícios

Quando usado com moderação, o óleo de cártamo é uma adição saudável a uma dieta bem equilibrada. Embora a pesquisa ainda esteja em estágio inicial, esse óleo mostra muito potencial quando se trata de benefícios à saúde.

O corpo precisa de gordura para funcionar corretamente, mas algumas fontes de gordura são mais saudáveis ​​que outras. O óleo de cártamo é uma rica fonte de ácidos graxos monoinsaturados e poliinsaturados, as chamadas “gorduras boas”. 

Leia também: Óleo de vegetal x óleo de canola: Qual é melhor para a saúde?

Um estudo publicado no periódico americano Clinical Nutrition sugere que doses diárias do óleo podem ajudar a melhorar os níveis de açúcar no sangue, colesterol e inflamação em pessoas com diabetes tipo 2. 

Tente usá-lo em sua cozinha em vez de manteiga ou outros óleos parcialmente hidrogenados. O óleo de cártamo monoinsaturado é ideal para cozinhar em altas temperaturas, enquanto o óleo poliinsaturado é mais adequado para preparações cruas ou para cozinhar em fogo baixo.

Óleo de cártamo emagrece?

Não existe poção mágica quando o assunto é emagrecer: é preciso combinar uma dieta saudável e balanceada com uma rotina de exercícios para ver os ponteiros da balança descerem.

Porém, o óleo de cártamo, quando consumido de forma moderada, diminui as taxas de colesterol e tem propriedades anti-inflamatórias, além de fortalecer o sistema imunológico. 

Rico em ômega-6, atua sobre a gordura marrom, reserva que aumenta a termogênese e faz queimar calorias. 

Mas, como todos os óleos, é rico em calorias e pobre em vitaminas e minerais. Desfrute com moderação como parte de uma dieta bem equilibrada – e limite alimentos fritos e assados ​​com alto teor de gordura a um tratamento ocasional.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!