Óleo de algodão: O que é e quais os benefícios
O óleo de algodão é uma alternativa aos óleos mais comuns como, por exemplo, o de soja e o de girassol. Feito a partir da semente do algodão, esse óleo é rico em nutrientes e vitaminas.
Ele é fonte de vitamina E, bem como de ômega-3. Além disso, o óleo possui um sabor mais suave. Portanto, é versátil – podendo ser adicionado em diversas receitas.
Porém, vale ressaltar que o produto é bastante calórico e tem gordura saturada, que está ligada a um maior risco cardiovascular.
O que difere o óleo de algodão dos demais é sua capacidade de manter seus nutrientes mesmo quando exposto a condições de alta temperatura – a resistência vai até os 180 °C.
Benefícios do óleo de algodão
Imunidade mais forte
Dada a abundância em vitamina E, esse óleo é excelente para fortalecer a imunidade. Isso acontece porque essa vitamina é antioxidante. Ou seja, ela protege as células contra lesões causadas pelos radicais livres.
Controle do colesterol
Fonte de boas gorduras, como a ômega-3, ajuda a controlar o nível de colesterol, bem como previne inflamações, agindo como um anti-inflamatório natural. Assim sendo, equilibra a pressão arterial.
Leia mais: O que causa o colesterol alto
Prevenção do câncer
Rico em antioxidantes, ajuda a prevenir o câncer, ou seja, diminui os riscos de formação de tumores. Não só, também previne doenças cardiovasculares.
Leia também: Alimentos que ajudam a prevenir câncer de próstata
Pele mais saudável
Para se manter saudável e equilibrada, a pele precisa da reposição de vitaminas, inclusive vitamina E, presente nesse óleo. Também conhecida como tocoferol, ela combate o envelhecimento precoce e melhora a aparência da pele, conferindo hidratação.
Leia também: Qual tipo de óleo é mais saudável para cozinhar?