Quais os riscos da obesidade na gravidez? Ginecologista explica

Gravidez e maternidade Saúde
23 de Janeiro, 2024
Quais os riscos da obesidade na gravidez? Ginecologista explica

Segundo dados divulgados pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), a obesidade é um dos problemas de saúde mais graves e atinge 62,6% das mulheres brasileiras. Projeções indicam que, até o ano de 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos globalmente estarão enfrentando excesso de peso, enquanto 700 milhões desses indivíduos serão diagnosticados como obesos. Com esse cenário, é importante entender os riscos que sondam as mulheres, principalmente em idade reprodutiva. A seguir, saiba mais sobre obesidade na gravidez.

Veja também: Exercícios físicos ideais para cada fase da gestação

Riscos da obesidade na gravidez

Segundo o atlas da World Obesity de 2023, 51% das mulheres americanas estão com sobrepeso ou obesas quando engravidam. “Isso é um problema urgente, já que além de problemas na gestação, mulheres com essas características podem estar mais propícias a ter câncer ginecológico, diabetes tipo II, hipertensão arterial, artrose, refluxo gástrico, apneia do sono e cálculos na vesícula biliar”, alerta a Dra. Silvia Joly, médica associada à Associação Mulher, Ciência e Reprodução Humana do Brasil (AMCR).

Mulheres que conseguiram engravidar com excesso de peso podem enfrentar um cenário desafiador. O principal deles se deve à falha de preparação do endométrio para receber o embrião, como explica a ginecologista. “A placenta, que também acaba apresentando falhas, aumenta o risco de aborto, parto prematuro, hipertensão gestacional, diabete gestacional, entre outros”, complementa Silvia.

Ou seja, o excesso de peso traz uma gestação de risco e expõe a mãe e o bebê a condições de saúde diversas. Por outro lado, o acompanhamento no pré-natal também pode ser prejudicado, já que, devido a uma parede abdominal mais espessa, há uma dificuldade na visualização dos órgãos fetais para identificar o bem-estar do bebê e o pleno andamento da gravidez.

Obesidade pode diminuir as chances de concepção

De acordo com a ginecologista, os problemas relacionados ao excesso de peso começam antes mesmo da concepção: “A obesidade diminui a fertilidade da mulher, especialmente na qualidade dos óvulos. Mesmo as obesas sem alteração de ciclo menstrual de ovulação também têm uma redução na vida fértil”.

Como evitar sobrepeso na gravidez?

Apesar de ainda haver tabus sobre a atividade física na gestação, a prática é altamente recomendada (antes e durante) a gravidez e ajuda a evitar problemas de saúde graves, como pressão alta e a diabetes gestacional.

Nesse sentido, atividades como pilates, musculação, natação e caminhada são atividades altamente recomendados e devem somar, semanalmente, 150 minutos de atividade física. Além disso, mães e tentantes devem ter uma dieta equilibrada com a adição de alimentos naturais e ricos em nutrientes.

Por fim, após a avaliação com seu obstetra, busque um profissional especializado que faça o monitoramento dos seus exercícios. E para ajudar na escolha das modalidades ideais, do início ao fim da gravidez.

O ideal, no entanto, para evitar complicações é não realizar esforço físico em gestantes com placenta prévia, pré-eclâmpsia, hipertensão gestacional, doenças cardíacas e pulmonares prévias e outras condições similares. Nestes casos, o obstetra pode recomendar fisioterapia e outras atividades de baixíssimo impacto, embora o ideal seja o descanso e o foco na gestação.

Fonte: 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Conheça a otosclerose, doença que causou perda auditiva em Adriane Galisteu
Saúde

Otosclerose: entenda a doença que causou perda de audição em Adriane Galisteu

Otorrinolaringologista explica o que é, quais os sintômas e tratamentos da doença que fez Adriane Galisteu perder 60% da audição

foto da cantora Preta Gil
Saúde

Amputação do reto: como funciona cirurgia feita por Preta Gil?

Cantora passou pelo procedimento em 2023 para tratar um câncer colorretal

Com o tempo seco, endocrinologista dá dicas para enfrentar os sinais de desidratação
Saúde

Tempo seco: o que fazer ao enfrentar sinais de desidratação?

Diante do clima seco, da baixa qualidade do ar – agravada pelas queimadas – e das altas temperaturas, os sinais de desidratação tendem a se manifestar