O que plantar no outono? Veja os alimentos de cada região
Há quem pense que o outono não é época de nenhum alimento pelo clima mais frio, chuvoso e nublado. Contudo, esse conceito é ultrapassado! A estação traz não só a queda das folhas, mas também diferentes alimentos nutritivos. Você sabe o que plantar no outono?
Os principais alimentos da época são das famílias das couves, como couve-manteiga e couve-de-bruxelas, de acordo com Rayra Lira, paisagista e CEO da J Lira Green Life. Além disso, ela recomenda:
Leia também: Como plantar alho em casa? Dicas para evitar complicações
Como cuidar da horta na estação?
É importante ter atenção ao cuidar da horta no outono, como explica Lira. “É importante utilizar matéria orgânica para adubar a terra, que será responsável por fornecer nutrientes para a plantação. Assim, é possível garantir um bom desenvolvimento da horta, fazendo com que ela cresça forte e com integridade. Por fim, fique de olho para identificar possíveis pragas o quanto antes.”
Dicas para fazer a plantação dar certo
Como o tempo interfere no crescimento de alguns alimentos, algumas dicas podem te ajudar. “Pode parecer uma dica boba, mas nem sempre as pessoas se atentam a isso: é de extrema importância que o solo esteja saudável, então, garanta que ele seja propício a receber uma plantação, Isso porque se ele não estiver em boas condições, o crescimento dos alimentos não será bom — na verdade, pode nem ocorrer”, diz a paisagista.
Ademais, é interessante ter conhecimento das espécies que você pretende plantar, pois assim, serão cuidadas da melhor maneira. Por fim, Lira diz que se as plantações não são cuidadas adequadamente, é possível que não vinguem.
O que plantar no outono por região
- Sudeste: rúculas, cebolas, nabos, rabanetes, manjericões, beterrabas, couves, brócolis, ervilhas, espinafre;
- Sul: acelgas, agriões, aipos, repolhos, cebolas, rúculas, salsas;
- Centro-Oeste: ervilhas, espinafres, maxixes, nabos, pimenta de cayenne, tomates e abóboras;
- Nordeste: melancia, pimentões, mostardas, abóboras, abobrinhas, feijões, salsas, coentros;
- Norte: tomates, salsas, abóboras, abobrinhas, pepinos, melões, melancia, rabanetes, repolhos.
Fonte: Rayra Lira, paisagista e CEO da J Lira Green Life.