O que passar no pão? Nutricionista indica melhores opções
De acordo com dados do Sindipan-MT (Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado de Mato Grosso), 76% dos brasileiros comem um pãozinho no café da manhã. Apesar de gerar discussões por ser visto como um vilão do emagrecimento, o alimento pode fazer parte da dieta sem preocupações, principalmente se ele for servido com bons acompanhamentos. Por isso, a nutricionista Keyla Aguiar indica o que passar no pão que seja saudável – e saboroso!
Antes de mais nada, vale ressaltar que o pão não precisa ser temido. Por ser uma fonte de carboidratos, ele é comumente associado ao ganho de peso, mas tudo depende da quantidade a ser ingerida. Além disso, segundo a profissional, não é preciso se preocupar tanto com o tipo do produto, isto é, se ele é integral, francês, de forma, etc. “O importante é o que você coloca dentro do pão”, defende.
Ela explica que o pão integral é uma ótima opção por conter mais fibras do que o tradicional, mas em termos de calorias ele se assemelha ao pão francês. Dessa forma, vale priorizar a opção que preferir e ficar atento às quantidades.
Hora certa para comer pão?
O momento de comer pão varia conforme a rotina alimentar e os gostos de cada um. Ele é um carboidrato de rápida absorção e, por isso, pode ser uma opção de pré-treino (acompanhado, claro, de um recheio saudável). Além disso, ele também pode ser ingerido no café da manhã ou jantar – principalmente entre aqueles que não têm o hábito de consumir comida durante à noite.
Keyla ainda traz à tona uma outra visão que vai além dos valores nutricionais do pão. “Ele é um alimento afetivo, que geralmente você comeu durante a vida toda. Por isso, ele causa boas memórias, remete a momentos em família, por exemplo”.
O que passar no pão que seja saudável?
Mas já que o pão é um bom alimento para ser incluído no dia a dia, como saber o que passar no pão que seja saudável?
Acima de tudo, vale priorizar a adição de alguma fonte de proteína. Keyla indica opções como: queijo minas, frango, ovo, carne peixe, creme de ricota ou patês (frango, atum, sardinha).
No caso de produtos industrializados, a nutricionista dá preferência para o creme de ricota, o cream cheese ou creme de queijo. Tais opções são mais práticas quando não é possível preparar patês e outros recheios em casa.
Mas também vale investir em algumas receitas simples e nutritivas de recheios para o pão.
Leia também: Pão integral ou tapioca: qual carboidrato é mais saudável?
Patê de atum
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de creme de ricota;
- 2 colheres de sopa de atum ralado ao natural;
- Cenoura;
- Cebola ralada à gosto.
Modo de preparo:
Basta misturar todos os ingredientes e passar no pão!
A nutricionista também explica que o atum pode ser substituído pelo frango, caso preferir.
Toast de abacate
Para preparar o toast de abacate, é preciso amassar meio abacate, colocar limão e passar no pão. Com o intuito de deixar a refeição ainda mais completa e saudável, vale comer com ovo.
O que passar no pão: Top 5 recheios da nutri
1º lugar: Ovos mexidos;
2º lugar: Frango desfiado;
3º lugar: Patê de atum ou frango;
4º lugar: Creme de ricota;
5º lugar: Creme abacate com ovo.
O que evitar
Por outro lado, existem algumas opções de recheios para o pão que não são interessantes. Embutidos, por exemplo, são altamente calóricos e pouco nutritivos. Além disso, estão associados a um aumento do risco de diversos problemas de saúde. Veja alguns:
- Presunto;
- Mortadela;
- Linguiça;
- Salame.
Fonte: Keyla Aguiar, nutricionista esportiva