Nopal: Propriedades e benefícios da planta
O nopal é uma espécie de planta da família dos cactos. Também é chamado de tuna e chumbera. Ele é considerado um superalimento devido à abundância em propriedades, como vitaminas, fibras e alguns dos minerais mais importantes para a saúde.
Ainda, no México, ele tem sido usado como um natural gerador de energia e há estudos que apontam a presença de propriedades anticancerígenas em sua composição. Em seu interior, ele é parecido com a aloe vera (babosa), pois possui um gel viscoso e transparente.
Benefícios do nopal
Imunidade fortalecida
A princípio, entre as propriedades do nopal, é possível encontrar uma variedade de anti-inflamatórios naturais. Por exemplo, o cacto é fonte de polifenois e flavonoides.
Leia mais: Dieta rica em flavonoides reduz risco de câncer
Geração de energia limpa
Além de ser excelente quando incluído na alimentação, o nopal, encontrado em todo o território mexicano, tem sido usado com a finalidade de gerar energia limpa. Os resíduos não comestíveis desse cacto são normalmente descartados, porém, agora são aproveitados como uma nova fonte de combustível.
Leia também: Tepache: Conheça a bebida fermentada e seus benefícios
Controla a glicemia
O nopal também ajuda no controle da glicemia, ou seja, a controlar o nível de açúcar presente no sangue. Por isso, pode beneficiar principalmente pacientes com diabetes.
Leia mais: Os melhores alimentos para quem tem diabetes
Protege a saúde do coração
Não só, o coração também se beneficia das propriedades do nopal. Em resumo, as propriedades do cacto comestível agem diretamente na inibição dos receptores do colesterol ruim, ou seja, o LDL, principalmente devido à abundância em gorduras boas.
Como utilizar o nopal
- Sucos e vitaminas
- Saladas
- Panquecas e doces
- Assado, refogado ou cozido
- Hidratante para pele e para o cabelo