Nabo: Benefícios do nabo branco e como consumir

Alimentação Bem-estar
02 de Junho, 2020
Nabo: Benefícios do nabo branco e como consumir

O nabo é plantado no Brasil há séculos, apesar de ser nativo do Japão. Também chamado de nabiça, grelo-de-nabo, raiz grande e o rabanete branco, trata-se de uma raiz tuberosa. Seu gosto é levemente mais amargo que o da maioria dos tubérculos, entretanto, quando cozido, esse sabor é atenuado.

O vegetal é um excelente alimento para quem quer emagrecer de forma saudável. Em 100 gramas de nabo se concentram apenas 19 calorias, mas muitas fibras, o que promove a saciedade. Além disso, suas folhas são extremamente nutritivas, ricas nas vitaminas A, C e K e antioxidantes. Saiba mais.

Benefícios do nabo branco

Combate a prisão de ventre 

Rico em fibras, ajuda na regulação do intestino, prevenindo a constipação, também chamada de prisão de ventre. Além disso, atua no tratamento de infecções intestinais.

Pele jovem e saudável

A vitamina C é abundante no nabo. Por isso, ajuda a combater inflamações que podem provocar o surgimento de acne, além de prevenir a ação de radicais livres. São os radicais livres que causam o estresse oxidativo, que provoca o envelhecimento precoce (surgimento de rugas e linhas de expressão). Além disso, as propriedades do nabo reduzem de forma geral os processos inflamatórios no corpo como um todo. 

Leia também: Maneiras como o celular pode danificar a pele – e como reverter

Nabo branco protege o coração

Além de ajudar a equilibrar o colesterol, o nabo branco é também rico em potássio, que ajuda a aumentar os níveis de energia, mantendo a pressão sanguínea e os ritmos cardíacos normais. Além disso, atua na eliminação do excesso de sódio do corpo.  

Leia mais: Dieta rica em fibras pode prevenir doenças do coração e diabetes

Pode ajudar na prevenção do câncer 

Além de prevenir o estresse oxidativo, o nabo também contém glucosinolato em sua composição. O glucosinolato é um anticancerígeno natural, encontrado também em vegetais crucíferos. Sendo assim, esse nutriente trabalha para reduzir o risco dos seguintes tipos de câncer: nas mamas, no fígado, no pulmão e na bexiga. 

Outros benefícios do consumo de nabo:

  • Pode ajudar a aliviar os sintomas da asma;
  • Cabelo hidratado e saudável;
  • Contribui para a saúde dos olhos e a visão;
  • Ajuda na produção de ácido fólico.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Mesa flexora e cadeira flexora
Bem-estar Movimento

Mesa flexora e cadeira flexora: quais as diferenças e qual é a melhor?

Quem pratica musculação em academias, provavelmente vai se deparar com dois exercícios muito comuns no “leg day”: mesa flexora e cadeira flexora. Além do nome parecido,

Endometriose e saúde mental
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Endometriose e saúde mental: como cuidar de si mesma?

Desconfortos podem causar uma série de desafios emocionais, por isso é importante cuidar da saúde mental

escolher travesseiro
Bem-estar Saúde Sono

Saiba o que é importante na hora de escolher o melhor travesseiro

Aprenda a escolher o melhor produto para dormir melhor