Mussarela de búfala: vale a pena consumir?

1 de fevereiro, 2022

Com tantas opções de queijos no mercado, não é tarefa fácil escolher as opções mais saudáveis para comer no dia a dia. Nesse sentido, a mussarela de búfala, por exemplo, pode ser grande aliada. Também chamada de mussarela ou mozzarella de búfala, esse queijinho já conquistou o paladar de muita gente. Confira agora suas principais características.

Leia mais: Queijo de cabra: benefícios, propriedades e como consumir

O que é mussarela de búfala?

Para explicar o que é, os benefícios e como consumir a mussarela de búfala, conversamos com a ​​Dra. Angélica Grecco, nutricionista do Instituto EndoVitta. A nutricionista explicou que o alimento é feito com leite de búfala mediterrânea e italiana. “É um produto lácteo tradicionalmente fabricado na Campânia, especialmente nas províncias de Caserta e Salerno”, especifica Grecco.

Apesar da sua origem ser oriunda da Itália, esse tipo de mussarela já é elaborado em outros países, inclusive no Brasil. Porém, destaca a especialista, o método de fabricação precisa seguir o modo artesanal e sem conservantes, resultando num queijo fresco de massa filada e sabor super delicado.

Quais são os benefícios?

Não é só pelo sabor delicado ou pela textura cremosa dentro da massa que a mussarela de búfala deve ser consumida. Esse tipo de queijo possui também diversos vitaminas e minerais importantes para a saúde, capazes de ajudar a fortalecer a imunidade, o sistema digestivo, os músculos e os ossos. São eles: cálcio, fósforo, magnésio, zinco, selênio, potássio, além das vitaminas A, B e E. Lembrando que as vitaminas do complexo B e vitamina E são essenciais para o bem-estar e bom funcionamento do nosso organismo.

Além disso, de acordo com a nutricionista, a mussarela de búfala possui menor teor de gordura saturada e colesterol em relação aos outros queijos. Do mesmo modo, as proteínas presentes nesse queijo ajudam na formação dos músculos, anticorpos, controle de hormônios e outras funções básicas do organismo.

Por fim, esse tipo de queijo pode ser um ótimo aliado na alimentação de quem está realizando dietas para emagrecer. Diversos estudos, por exemplo, indicam que o aumento do consumo de alimentos ricos em cálcio, como é o caso da mussarela de búfala, pode aumentar a eficácia das dietas de emagrecimento.

Porém, é importante saber que 100 gramas desse queijinho possuem 311 kcal. “Mesmo assim, esse é um excelente aporte calórico e uma ótima qualidade nutricional se comparado a outros queijos”, lembra a Dra. Angélica.

Mussarela de búfala tem lactose?

A Dra. Angélica Grecco ensina que, apesar de ser feito a partir de uma matéria-prima diferente, a mussarela de búfala também possui o açúcar natural (lactose) encontrado no leite de vaca. No entanto, esse tipo de queijo possui a proteína A2, enquanto os queijos comuns feitos com leite de vaca possuem proteína A1. 

Porém, é possível encontrar mozzarellas de búfala sem lactose, bem saborosa e nutritiva. Isso porque o queijo de búfala tende a ficar mais tempo na etapa de maturação, então perde mais o açúcar (lactose).

O que combina com mussarela de búfala?

Por ser um queijo de sabor suave, a mussarela de búfala pode ser combinada com diversos ingredientes para preparar receitas para o café da manhã, almoço, lanche da tarde ou jantar.

A nutricionista confirma que o mussarela de búfala é extremamente versátil dentro da gastronomia e, por isso, pode ser usada em saladas, pão de queijo, crepioca, tapioca, tortas, quiches, crepes, sanduíches, bruschettas, massas, pizzas, arroz, sopas e  risotos. Além disso, também pode ser usada em sobremesas com geleias e caldas de frutas vermelhas, por exemplo.

Como saber se o queijo é mesmo de leite de búfala? 

Algumas empresas fabricam mussarela de búfala com leite de vaca, mas não deixam essa informação tão evidente na embalagem. Mas como saber se o queijo é feito com leite de búfala mesmo?

De acordo com a nutricionista, as verdadeiras mussarelas feitas exclusivamente com leite de búfala recebem um selo de pureza 100% Búfalo, da Associação Brasileira dos Criadores de Búfalo (ABCB). Essa associação possui uma certificação criada pelo Instituto Totum, organismo responsável pelo gerenciamento, coordenação e fiscalização.

Dessa forma, é possível comprar esse tipo de queijo em diversas lojas de alimentos saudáveis, mercados, supermercados, entre outros tipos de estabelecimentos.O preço varia de acordo com a marca, o fornecedor e o local da venda, mas é possível pagar em média R$ 90,00 por quilo. 

Mussarela de búfala ou mussarela tradicional? Qual a melhor?

Para finalizar, questionamos a especialista qual a melhor mussarela para a saúde: a de búfala ou a versão tradicional? 

Se a ideia é diminuir calorias, a Dra. Angélica Grecco sugere que a troca nem sempre compensa, já que os dois queijos possuem cerca de 100 calorias em 30 gramas. 

Porém, em relação aos nutrientes, a nutricionista diz que a diferença é boa: “a mussarela de búfala apresenta 48% de proteína e 50% de cálcio a mais que o queijo convencional, além de outras vantagens como baixo sódio e menos gordura saturada e baixo colesterol. Sendo assim, para a sua saúde escolha a mussarela de búfala!”, finaliza.

Fonte: Dra. Angélica Grecco, nutricionista do Instituto EndoVitta. 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.