Gema ou clara do ovo: o que é melhor para ganhar músculos?
Barato e acessível, o ovo é uma das melhores formas de ganhar músculos. É um alimento indispensável para quem treina. Isso porque ele tem alta digestibilidade e é uma ótima fonte de proteínas, que são essenciais para o aumento da musculatura. Mas para os adeptos, pode surgir a dúvida sobre o que é melhor: comer a clara ou gema do ovo?
Se você deseja ganhar massa muscular, é importante lembrar que além da alimentação balanceada e rica em proteínas, também é importante manter uma rotina de treinos.
Benefícios do ovo para o ganho de massa muscular
De acordo com a nutricionista e jornalista Amanda Figueiredo, o ovo contém uma boa quantidade de ferro e vitaminas do complexo B, o que ajuda a melhorar a oxigenação e transporte de nutrientes no organismo, favorecendo o crescimento muscular.
“Outra vantagem, é que o alimento é extremamente versátil. Ele pode ser consumido cozido, mexido, em forma de omelete e em receitas saudáveis, como crepioca. Mas, atenção: nenhum alimento é capaz de fazer milagres pelos músculos. Assim, quem quer ganhar massa magra também deve fortalecer o corpo com exercícios físicos, como a musculação”, explica a nutricionista.
Mas qual é melhor para ganhar massa magra, a clara ou gema do ovo?
Para Amanda, tanto a clara quanto a gema do ovo são essenciais para ganhar músculos.
“Os nutrientes da gema complementam o que a clara oferece. A clara é rica em albumina, uma proteína formada por aminoácidos que, por ser de fácil absorção, é um dos componentes de suplementos como whey protein e BCAA. Já a gema tem gorduras boas (monoinsaturada e ômega-3), que são capazes de combater a inflamação e, assim, favorecer a recuperação dos músculos pós-treino”, ressalta a especialista entrevistada.
Leia também: Ovos: Como fazer e receitas
Receitas com clara e gema do ovo
Crepioca
A crepioca é uma ótima opção para café da manhã ou um lanche da noite mais rápido. A massa conta com poucos ingredientes e, por isso, é simples de ser feita. O recheio, por sua vez, pode variar. Uma dica é investir em alguma fonte de proteína, por exemplo, frango, queijo ou atum.
Ingredientes
- 1 ovo;
- Uma clara;
- Duas colheres de sopa de goma de tapioca;
- Uma pitada de sal.
Modo de preparo
- Primeiramente, junte todos os ingredientes em um recipiente e bata com a ajuda de um garfo;
- Em seguida, é só despejar a mistura em uma frigideira antiaderente e virar quando a parte de baixo soltar. Assim, ao dourar, dá para rechear e servir!
Panqueca de banana
Outra opção ideal para o café da manhã ou lanche da tarde é a panqueca de banana. Em dietas para hipertrofia, vale completar a receita com pasta de amendoim. O alimento estimula as contrações musculares e tem um alto valor calórico, responsável, assim, por aumentar a saciedade.
Ingredientes
- Uma banana prata;
- Duas colheres de sopa de farinha de aveia;
- 1 ovo;
- Duas colheres de chá de açúcar de coco.
Modo de preparo
- Com o auxílio de um garfo, amasse a banana;
- Logo após, acrescente os demais ingredientes e misture bem até formar uma massa homogênea;
- Em seguida, aqueça uma frigideira antiaderente, coloque uma porção da massa e deixe cozinhar;
- Por fim, vire a panqueca para dourar do outro lado.
Fonte: Amanda Figueiredo, jornalista e nutricionista.