Mulheres têm mais risco de lesão no joelho do que os homens

Saúde
03 de Fevereiro, 2022
Mulheres têm mais risco de lesão no joelho do que os homens

Um estudo publicado pelo Journal of the American Academy of Orthopaedic Surgeons, comprova: as mulheres possuem uma incidência aumentada de lesões no joelho, principalmente no ligamento cruzado anterior (LCA). Para o médico ortopedista Dr. Pedro Baches Jorge, a explicação para isso se baseia em alguns importantes fatores:

Fatores anatômicos

As mulheres apresentam o espaço intercondilar, que é onde fica localizado o Ligamento Cruzado Anterior, mais estreito do que se comparado aos homens. Isso pode limitar a mobilidade do ligamento durante os movimentos de torção do joelho. Assim, favorece o impacto entre o ligamento e a estrutura óssea ao seu redor.

Além disso, as mulheres normalmente possuem o quadril mais largo e isso afeta o alinhamento e a musculatura dos joelhos.

Fatores hormonais

As ações hormonais, a gestação, a amamentação, o ciclo menstrual e cada idade da mulher é regulada por um conjunto de hormônios que afetam as diversas estruturas do corpo, inclusive os ligamentos. Por outro lado, o uso de anticoncepcionais hormonais, podem reduzir os riscos de lesões ligamentares do joelho.

Leia também: Joelho de corredor: Saiba como identificar e tratar a lesão

Fatores biomecânicos e neuromusculares

As mulheres tendem a apresentar fraqueza relativa da musculatura de quadris, glúteos e coxa, e têm mais dificuldade em manter um bom alinhamento da perna em movimentos como saltos ou mudanças de direção. Com isso, colocam mais estresse sobre as estruturas ligamentares, o que aumenta o risco de lesões.

Lesão no joelho: o que é ligamento cruzado anterior?

No joelho existe o ligamento cruzado anterior e o posterior. Dessa forma, o anterior é o principal estabilizador do joelho – que une os ossos da coxa aos da perna. Quando ocorre o rompimento, o paciente costuma relatar uma sensação de falseio no joelho conforme anda — é como se estivesse solto enquanto a pessoa caminha. Isso ocorre justamente porque a região ganha mais mobilidade.

A principal situação em que ocorre o rompimento do ligamento cruzado anterior é durante as atividades esportivas como corrida, voleibol e exercícios feitos de maneira errônea na musculação.

Como tratar lesão no ligamento do joelho

O tratamento é cirúrgico realizado em cirurgia aberta convencional ou por artroscopia. Ambas trabalham na reconstrução do ligamento cruzado anterior.

São diversas as técnicas de plastia utilizadas na reconstrução do LCA, mas todas passam pela colheita de um enxerto de tendão que vai ser colocado através de túneis ósseos que atravessam a tíbia e o fémur, de forma a substituir o ligamento cruzado primitivo que rompeu.

Fonte: Dr. Pedro Baches Jorge, médico ortopedista.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas

corredor abaixado segurando a perna aparentemente com dor
Bem-estar Movimento Saúde

Será que eu estou com canelite? Médico destaca principais sinais

A condição é uma das principais preocupações entre os corredores. Ortopedista explica como identificar os sintomas característicos da canelite