Mortadela: Como é feita a mortadela? Faz mal?
A mortadela é um dos embutidos mais populares no Brasil. Porém, muitas pessoas não sabem como é feita a mortadela. Seu processo de fabricação é similar ao da salsicha: ambas são feitas de diferentes carnes, ou seja, em sua composição contém carne de frango, além de carne bovina e suína.
Sua origem se deu na Itália, em Bolonha, por volta de 1376. Posteriormente, chegou na América junto aos imigrantes italianos. No entanto, com os anos a mortadela foi sofrendo alterações e, hoje, aquela que encontramos à venda nos supermercado é bem diferente da versão italiana original.
Como é feita a mortadela?
As carnes e todas as suas miudezas passam pelo processo de trituração e de moagem. Em seguida, são misturadas com água e especiarias, inclusive o sal. Os temperos variam conforme o fabricante. Os embutidos, inclusive a mortadela, são alimentos ultraprocessados e que contam com a adição de conservantes, como o glutamato monossódico.
Tipos de mortadela
- Italiana – carnes de diferentes espécies
- Bologna – carne bovina e suína
- De ave – carne de ave
Leia também: Os piores alimentos para quem quer ganhar músculos
Malefícios da mortadela para a saúde
Os alimentos embutidos são geralmente repletos de aditivos químicos para que possam ser conservados por um tempo mais longo. Por isso, eles são altamente processados e costumam conter também conservantes, emulsificantes, estabilizantes, ligantes e demais substâncias artificiais em sua composição.
Aumento da pressão arterial
A grande quantidade de sódio presente nos embutidos pode causar o aumento da pressão arterial e possibilitar um diagnóstico de hipertensão. Além disso, por conter gorduras saturadas, pode causar a obstrução das artérias.
Leia mais: Melhores alimentos para as artérias e sua saúde
Ganho de peso
A presença de gorduras saturadas nos embutidos pode causar o ganho de peso de quem os consome frequentemente. Por isso, seu consumo excessivo deve ser evitado.
Leia também: Fez tatuagem? Saiba quais alimentos deve evitar
Retenção de líquido
Sua abundância em sódio também pode causar a retenção de líquido e possivelmente o aparecimento de celulites.