Mitos mais populares sobre o açúcar

Alimentação Bem-estar
09 de Dezembro, 2019
Mitos mais populares sobre o açúcar

Há uma série de mitos sobre açúcar que se tornaram muito populares ao longo dos anos. Entretanto, nem todos são 100% verdadeiros. Saiba quais mitos do açúcar são mais comuns e porque não devemos acreditar em todos eles.

Mito #1: Todo açúcar é ruim

Esse mitos sobre açúcar tornou-se, na verdade, crença popular. Entretanto dizer que “todo açúcar é ruim” é, no mínimo, extremo. Além de essa ser uma afirmação quase que “terrorista”, do ponto de vista nutricional, ela é falsa.

O açúcar que realmente deve nos preocupar é o açúcar adicional, e não todos os tipos de açúcar. Ou seja, aquele açúcar a fim de adoçar ainda mais alguns alimentos. Por exemplo, açúcar em bolachas industrializadas, é o que realmente nos deve causar preocupação. 

Em contrapartida, o açúcar das frutas, conhecido como frutose, não deve ser um problema. Além de ser absolutamente natural, esse açúcar está presente nas frutas, que são extremamente benéficas à saúde, bem como devem fazer parte de qualquer dieta genuinamente balanceada e saudável. Não só, as frutas são fonte de vitaminas, minerais e nutrientes. 

Leia mais: Açúcar natural x açúcar adicionado: o corpo percebe a diferença?

Mito #2: Açúcares menos processados são melhores para você

Esse mito vem se tornado gradativamente mais popular e, com isso, o consumo de açúcares ditos “naturais”, como xilitol vem, também, crescendo. 

Apesar de não ser completamente falso, esse mito pode ser facilmente rebatido. Parte-se da crença de que opções como o mel são mais saudáveis, pois elas contêm outros nutrientes em suas propriedades, e não só puro açúcar. Entretanto, suas quantidades desses nutrientes são pouco expressivas, o que desbanca a ideia de que “são mais saudáveis”. 

Leia mais: Afinal, mel é melhor que açúcar?

Mito #3: Você deve cortar o açúcar completamente da sua alimentação

Uma afirmação tão extrema quanto essa é, com certeza, digna de muita atenção e, claro, cuidado. Além de ser muito radical, acreditar que se deve cortar completamente a ingestão de algum nutriente pode ser muito prejudicial tanto para a saúde física como para a mental.

Conclusivamente, não se faz necessário cortar da sua dieta o açúcar adicionado, ao menos não completamente. Diferentes organizações de saúde já se pronunciaram sobre isso e, geralmente, elas possuem recomendações distintas quanto ao limite de consumo diário de açúcar. Entretanto, todas concordam que há espaço para o açúcar em uma dieta saudável, se consumido com parcimônia e moderação.

Leia também: 6 passos simples para diminuir o consumo de açúcar

Mito #4: É impossível evitar o açúcar

Muitos acreditam que é simplesmente impossível evitar ou até diminuir seu consumo de açúcar. Há o mito, também, de que é impossível combater esse “vício” provocada pela substância. 

Apesar disso, não passa de mais um mito. Afinal, sempre há como evitar consumir o açúcar: seja atentando-se mais às tabelas nutricionais, seja anotando suas calorias, seja de qualquer forma. Fato é: é possível, sim. 

Uma possível saída é passar a consumir mais frutas, para que, desse modo, você sinta menos vontade de comer outras fontes doces menos saudáveis e nutritivas.

Leia mais: Você conhece os efeitos do açúcar no seu corpo?

É sempre importante lembrar: certamente o açúcar não é uma comida saudável, entretanto, não é a substância maléfica que muitos acreditam ser. Não se trata de um veneno, mas muitos de nós poderíamos (e deveríamos) consumi-lo com menos frequência e em menores quantidades. Porém, não é um problema consumir açúcar, desde que isso seja feito de forma moderada e, claro, consciente.

Leia mais: Você pode estar comendo açúcar “mascarado” sem saber

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

chá de boldo
Alimentação Bem-estar

Chá de boldo: para que serve, benefícios e como fazer

O chá de boldo é utilizado para tratar uma variedade de problemas digestivos, como má digestão, gases, azia, constipação e diarreia

prato com ovos, bacon, espinafre e tomates-cereja, ingredientes típicos da dieta cetogênica
Alimentação Bem-estar

Dieta cetogênica é indicada para emagrecer e desinchar; cardápio de 7 dias

Saiba tudo sobre a estratégia alimentar que conquistou muitas famosas

Creatina na menopausa
Alimentação Bem-estar Saúde

Creatina na menopausa: suplemento ameniza efeitos e promove bem-estar

A suplementação surge como uma alternativa promissora para combater os efeitos negativos da menopausa e promover o bem-estar feminino