Água gelada emagrece? E com gás, engorda?

Alimentação Bem-estar
24 de Agosto, 2023
Água gelada emagrece? E com gás, engorda?

A água é um líquido essencial para o funcionamento adequado de praticamente todos os sistemas do organismo, desempenhando um papel fundamental na manutenção da saúde e do bem-estar do corpo. Na busca por informações confiáveis sobre a hidratação, é importante separarmos os mitos e as verdades a respeito da água.

Leia também: Melhores horários para beber água que beneficiam a saúde

Para isso, nada melhor do que ouvir a perspicácia de especialistas no assunto! Irani Gomes dos Santos Souza, nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Santa Marcelina, traz à tona as principais ideias que a gente geralmente ouve:

Mitos e verdades sobre a água

Compreendendo mais de 70% da composição corporal, ela é vital em uma ampla gama de processos fisiológicos e metabólicos. Além de garantir hidratação, a água também atua como uma via crucial para a eliminação de toxinas e resíduos do organismo, por meio dos processos de transpiração e excreção urinária. Veja o que é real e o que não é sobre ela:

1 – Água com gás engorda

MITO. Primeiramente, vale entender as diferenças entre água com gás e água gaseificada. A água mineral com gás é aquela naturalmente gaseificada (com dióxido de carbono). Essa água apresenta sabor bem suave. Já a água gaseificada é uma água mineral que recebe o gás dióxido de carbono de forma artificial no momento do envase.

“Independentemente da situação, não existe aporte calórico que impulsione o ganho de peso, mas fique atento pois a água gaseificada não é considerada um alimento natural”, afirma a nutricionista.

2 – Beber muita água durante a refeição atrapalha a digestão

VERDADE. Exagerar na ingestão de líquidos durante a refeição atrapalha o processo digestivo devido à diluição do ácido clorídrico (substância produzida pelo estômago que ajuda na digestão das proteínas).

Além disso, grandes quantidades de água aumentam o volume do órgão, fazendo com que ele fique cada vez mais distendido.

3 – É preciso beber água mesmo sem sentir sede

VERDADE. Nosso corpo perde líquido constantemente, seja quando transpiramos, urinamos e até mesmo respiramos. Então, o ideal é fracionar o consumo de água durante o dia todo.

“Entretanto, reforço que, próximo ao horário de dormir, é importante reduzir a ingestão para que a pessoa tenha um sono tranquilo e constante, não precisando acordar à noite para urinar”, indica a especialista.

4 – Beber muita água em um curto espaço de tempo pode fazer mal

VERDADE. Tem gente que não é muito fã do líquido e, portanto, resolve tomar um volume bem grande de uma vez só para não precisar ficar se preocupando com isso ao longo do dia.

Contudo, a nutricionista explica que a prática não auxilia em nada. “O consumo de água deve ser diário e determinado por faixa etária, estilo de vida e/ou condições de saúde. No entanto, nosso corpo precisa de água em concentrações diferentes durante o dia.”

Esse processo pode ser percebido em um dia de calor, pois suamos mais e o corpo precisa de mais água. Outro exemplo é o de pessoas que fazem uso de diuréticos e, por isso, precisam tomar mais água para se hidratar. “A oferta de água precisa vir do meio externo e deve ser fracionada durante todo o dia, já que nosso corpo usa a água em várias funções.”

5 – Mitos e verdades sobre a água: com gás hidrata mais do que a natural

MITO. “O poder de hidratação é o mesmo. Mas lembre-se que a água gaseificada não é um produto natural, e sim um item modificado pela indústria alimentícia.”

6 – Água gelada mata mais a sede

MITO A temperatura da água não interfere no poder de saciar a sede.

7 – Água gelada emagrece

NÃO NECESSARIAMENTE. A água gelada, ao ser consumida, faz com que o corpo tente nivelar a temperatura da mesma com a temperatura do organismo. Ou seja, ele buscará trazer a temperatura da água próxima à temperatura corporal. Com isso, gastará mais energia.

“Porém, atenção! Sem mudanças nos hábitos de vida (que incluem alimentação adequada e prática regular de atividades físicas), a água gelada não surtirá efeito.”

8 – Água engarrafada possui prazo de validade

VERDADE. Mas isso se dá não pela água, e sim pelo recipiente onde ela é envasada. “Esse recipiente pode conter micro-organismos que podem crescer na água parada, por isso, a importância de ter prazo de validade na água engarrafada.”

9 – Mitos e verdades sobre a água: faz bem para a pele

VERDADE. Isso porque um corpo hidratado permite uma pele com melhor elasticidade e brilho, retardando os sinais de envelhecimento.

Leia também: Como beber mais água no inverno?

Fonte: Irani Gomes dos Santos Souza, nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Santa Marcelina.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!