Mitos e verdades dos conselhos dos avós

Saúde
26 de Julho, 2023
Mitos e verdades dos conselhos dos avós

Tomar manga com leite faz mal, andar descalça causa gripe, comer canja de galinha fortalece a imunidade são alguns dos conselhos mais conhecidos dos avós. De uma geração para outra, eles orientam e ensinam seus netos se baseando em seus conhecimentos, experiências e até na sabedoria popular.

Esses conselhos têm o poder de ditar práticas que, quando aprendidas na infância, são levadas para o resto da vida. Contudo, quando o assunto é saúde e bem-estar, nem tudo deve ser absorvido, principalmente quando não se tem comprovação científica. Afinal, quais são os conselhos que realmente devemos guardar? Confira a seguir!

Veja também: Avós e netos: entenda a importância e os benefícios dessa relação

Mitos e verdades dos conselhos dos avós

Canja de galinha fortalece a imunidade

VERDADE. A sopa de frango e legumes pode desempenhar um papel importante na manutenção da imunidade, segundo os pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Segundo eles, embora não haja comprovação científica, analisando os itens que compõem a sopa, é possível dar um veredito. A canja pode sim ajudar o sistema imunológico já que se trata de uma opção leve e fácil para o estômago, especialmente quando há falta de apetite. 

A composição da sopa fornece vários nutrientes envolvidos no sistema imunológico como a proteína e zinco do frango, vitamina A da cenoura, vitamina C do aipo e da cebola e antioxidantes da cebola e das ervas. 

Leite morno ajuda a dormir mais rápido

MITO. O leite não tem nenhuma propriedade relacionada a melhora do sono ou diminuição do estado de alerta. Porém, a temperatura e o gosto podem remeter a algo reconfortante, o que é chamado de “comfort food”. Como não há contraindicações, a bebida pode ser usada para relaxar a criança antes de dormir, com os devidos cuidados relacionados à intolerância ou alergias ao leite. 

Criança magra não é sinal de saúde 

MITO. Por um tempo, o excesso de peso era considerado um sinal de saúde e força. O que significava dizer que uma criança acima do peso estava se alimentando bem. Contudo, hoje é possível entender que os mecanismos por trás dos quilos extras são prejudiciais à saúde dos pequenos. Vale lembrar que a magreza excessiva também pode apontar para problemas como desnutrição, anorexia e outros. 

Um peso definido como saudável pode ser medido e acompanhado por meio do IMC (índice de massa corporal), além disso, o acompanhamento médico e nutricional são fundamentais para o desenvolvimento da criança.

Conselhos dos avós: Andar descalço causa gripe

MITO. Gripes e resfriados são causados por vírus que podem ser transmitidos de pessoa para pessoa através de gotículas de saliva que podem infectar por meio da fala, tosse, espirros ou contato com objetos contaminados. Então, a transmissão nada tem a ver com andar sem calçados. 

Por outro lado, o tempo frio pode favorecer o surgimento de alergias e rinites devido a contração dos vasos sanguíneos do nariz. Nesse sentido, andar com os pés descalços pode contribuir para crises respiratórias. 

Está doente? Dorme que melhora

VERDADE. Dormir bem para acordar melhor de gripes ou quadros respiratórios é um dos conselhos dos avós que devemos levar para a vida. Segundo o Dr. Gleison Guimarães, especialista em medicina do sono, embora negligenciado na maioria das vezes, o sono desempenha um papel valioso na recarga do nosso sistema imunológico, permitindo que ele se recomponha e possa combater os agentes infecciosos do nosso organismo.

Ele explica que quando dormimos os processos metabólicos estão relacionados a várias funções, principalmente no funcionamento do sistema imunológico, então um sono reparador beneficia a produção e funcionalidade das células de defesa do organismo, melhorando a imunidade.

Manga com leite faz mal

MITO. Ao contrário do conselho dos avós, a mistura entre manga e leite não faz mal algum, inclusive a combinação pode trazer benefícios, como qualquer vitamina de frutas.

A manga se destaca pelo teor de fibras, vitaminas, cálcio e magnésio. Já o leite, também rico em cálcio, contém proteínas, vitaminas e gorduras boas. Então, não há motivos para temer a mistura entre manga e leite. 

Conselhos dos avós: Tomar banho depois de comer faz mal

MITO. Não há nenhum problema em tomar banho logo após uma refeição, seja no almoço ou no jantar. Porém, vale lembrar que, após a alimentação, o nosso corpo começa um processo de digestão que requer energia.

Então, atividades que promovem gasto calórico não são indicadas nesse momento, como por exemplo: nadar (em mar ou piscinas), praticar atividades físicas, corrida etc. Assim, o tempo recomendado de descanso para essas atividades após as refeições é de 30 minutos a 1 hora. 

Sorvete dá dor de garganta

MITO. A dor de garganta pode ser causada por infecções virais, bacterianas, alérgicas, irritativas ou por refluxo, sendo que o sorvete não tem o poder de inflamá-la. Além disso, em alguns casos, o gelado pode aliviar dores e inflamações.

Fonte: Dr. Gleison Guimarães, médico especialista em Pneumologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). Especialista em Medicina do Sono pela Associação Brasileira de Medicina do Sono (ABMS).

Referências: Harvard – The nutrition source.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

montagem com as fotos de Wagner
Saúde

Ele já fez mais de 100 doações de sangue e plaquetas: “dar um pouco da minha saúde para quem precisa”

Conheça a história de Wagner Hirata, que tem as doações de sangue e plaquetas como um de seus propósitos de vida

neuralgia do trigêmeo
Saúde

Neuralgia do trigêmeo: doença que provoca uma das piores dores do mundo

Sintomas de doença são dores muito fortes e rápidas em apenas um lado do rosto, causando sensação de choque ou de um golpe muito forte

Reynaldo Gianecchini
Saúde

Reynaldo Gianecchini revela diagnóstico de doença autoimune

A síndrome de Guillain Barré causa fraqueza e dificuldades para mover os braços e as pernas