Mindful drinking: Método aposta no consumo consciente de álcool
O consumo excessivo de álcool – considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) tomar quatro ou cinco drinques dentro de 2 horas – está aumentando. Mas, um movimento cultural contrário a esse consumo excessivo também vem ganhando adeptos, o mindful drinking (ou beber consciente).
O novo conceito chamou a atenção de pessoas que procuram um relacionamento mais saudável com o álcool, mas que não sentem que desistir completamente de beber é o ideal para elas. O movimento é um paralelo ao mindful eating (comer consciente), e também é a favor de uma abordagem de longo prazo baseada na atenção plena (mindfulness), e não na restrição.
O mindful drinking foi popularizado pelo CLUB SÖDA, um clube social norte-americano que reúne pessoas interessadas em reduzir intencionalmente o consumo de álcool.
O que é mindful drinking
De acordo com seus seguidores, o beber consciente é sobre estar presente em suas escolhas. Assim, o objetivo é ter um relacionamento saudável com o álcool. Portanto, beber atentamente é o conceito de ser intencional com suas decisões. A estratégia permite que você tome uma decisão intencional em vez de ser arrastado pela corrente.
Leia também: Mindful Eating: O método que ensina a comer de forma consciente
Segundo o conceito, ingerir bebida alcoólica é um ato arraigado da cultura. Com isso, torna-se mais fácil beber sem pensar – mesmo que, se as pessoas parassem para se perguntar se queriam outra taça de vinho, a resposta poderia ser “não”.
Benefícios do mindful drinking
O consumo consciente pode resultar em mais energia para exercícios, melhor sono, melhor sistema imunológico e um sentimento de confiança por estar no controle de suas decisões.
Enquanto muitas pessoas temem que a redução possa dizimar suas vidas sociais, os adeptos da metodologia afirmam que o consumo consciente pode realmente melhorar a vida social. Pois, com mais energia e o incentivo para explorar novas atividades que não incentivam culturalmente o consumo excessivo de álcool, você pode se tornar mais influenciado pela comunidade e o meio.
Além disso, pessoas que estão usando álcool como um mecanismo de enfrentamento para entorpecer ou evitar sentimentos ou situações podem ser atendidas se tiverem mais consciência de quando e porque estão bebendo.
Leia também: Truques de mindfulness para diminuir a ansiedade
Como praticar o mindful drinking
Pause e avalie como se sente a cada bebida
Quando caímos em comportamentos padrão, podemos dizer sim a outro drinque antes mesmo de pensar em alternativas. Portanto, o mindful drinking propõe que você faça uma pausa e se pergunte: “é isso mesmo que eu quero agora?” A pergunta deve ser feita sem julgamento.
Planeje com antecedência
Se você estiver indo para um evento e for beber, decida o que e quanto você beberá antes. Mas, se for mudar para bebidas não alcoólicas durante uma atividade social, planeje opções que pareçam atraentes. Ou se decidiu pular o happy hour típico para evitar a tentação, faça uma lista de atividades alternativas para o mesmo horário.
Não se apegue a restrições
Faça um plano com antecedência. Mas, pergunte a si mesmo se você deseja cumpri-lo em vez de definir limites rígidos. Quando define restrições agressivas, o cérebro se rebela e quer mais. Assim, é a flexibilidade que coloca você no controle.
Saboreie sua bebida
Por fim, o consumo consciente pode ser uma experiência divertida e prazerosa. É sobre estar no momento e saborear. Faça uma pausa para apreciar os sabores, os copos sofisticados em que está e o ambiente do bar ou restaurante. Especialistas dizem que você deve amar o que bebe. Se você não gosta, não beba.
Leia também: Como treinar o cérebro para comer menos