Truques de mindfulness para diminuir a ansiedade

22 de outubro, 2019

Sensação de que tudo vai dar errado a qualquer momento, preocupação excessiva com o futuro, pensamentos a milhão. Hoje é privilégio não sofrer com a ansiedade em algum momento, principalmente com a vida que levamos. 

Estar ansioso pode esgotá-lo mentalmente e ter impactos reais no corpo. Mas, a boa notícia é que existem alguns truques de mindfulness para diminuir a ansiedade.

O que é mindfulness

Mindfulness (atenção plena, em uma tradução livre) é uma técnica de meditação e exercícios de tradição asiática que ensina a ter foco no presente – e não nas expectativas para o futuro ou nos traumas do passado. 

Na prática, é o ato de prestar atenção à vida cotidiana e às coisas pelas quais normalmente nos apressamos. É sobre diminuir o volume da mente, voltando-se para o corpo.

Não apenas isso, mas atenção plena também é olhar para o mundo – seu mundo – com menos julgamento e mais aceitação.

Como usar mindfulness para diminuir a ansiedade

Não é preciso gastar tempo, salário ou contorcer o corpo em posições difíceis. Você provavelmente já possui todas as ferramentas necessárias para praticar a atenção plena. Use esses passos de mindfulness para diminuir a ansiedade e o estresse:

Defina uma intenção

Definir uma intenção pode ajudá-lo a se concentrar e a lembrar porque está fazendo alguma coisa. Por exemplo, você pode definir a intenção de cuidar do seu corpo antes de ir para a academia ou de tratá-lo com bondade antes de comer.

Faça uma meditação guiada

Aplicativos e programas online são uma ótima maneira de mergulhar na prática de meditação sem se comprometer com uma aula cara ou demorar muito tempo. Existem inúmeras versões gratuitas e guiadas. Esses aplicativos são um ótimo lugar para quem pretende começar a meditar. 

Faça uma caminhada

Caminhar ao ar livre faz maravilhas pela ansiedade. Preste atenção aos sons ao redor, à sensação do vento contra a pele e aos cheiros. Mantenha o telefone no bolso (ou, melhor ainda, em casa) e faça o possível para permanecer no momento, concentrando-se nos sentidos e no ambiente. Comece com um pequeno passeio pelo quarteirão e veja como se sente.

Tome um chá

Fazer uma xícara de chá é uma prática profundamente apreciada em muitas culturas ao redor do mundo. Concentre-se em cada etapa. Observe o vapor subir e sinta o calor do copo contra a sua mão. Se tiver tempo, tome o chá sem distração. Não gosta dessa bebida? A prática pode ser feita enquanto se prepara um café passado ou suco. 

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Concentre-se em uma coisa por vez

Sim, sua lista de tarefas a fazer pode ser uma forma de atenção se você fizer o que é certo. Defina um cronômetro por cinco minutos e dê a uma tarefa toda a sua atenção. Não é necessário checar o telefone, clicar nas notificações, navegar online – absolutamente nenhuma multitarefa. Deixe essa tarefa tomar o centro do palco até o cronômetro disparar.

Desconecte-se

Você precisa estar o tempo todo com o celular na mão? Deixe o telefone fora do alcance sempre que possível. Em vez de se preocupar com isso, sente-se e respire antes de começar a comer. Reserve um momento para suas necessidades. O aparelho ainda estará lá quando você terminar.

Transforme as tarefas domésticas em um exercício mental

Em vez de ficar obcecado com a sua lista de tarefas ou desordem, relaxe no momento. Dance enquanto lava a louça ou concentre-se na maneira como o sabão escorre pelos azulejos enquanto limpa o banheiro. Faça cinco respirações lentas enquanto espera o microondas parar. Sonhe acordado enquanto dobra a roupa.

Faça pausas

As coisas parecem estar se movendo mais rápido do que nunca. Há muitos prazos, muitas reuniões e não há tempo suficiente durante o dia. E a maioria das pessoas pensa que isso significa que elas precisam estar sempre em movimento, passando de uma coisa para outra sem respirar.

Pode parecer que não há escolha a não ser seguir em frente, mas a ciência diz que fazer uma breve pausa pode ser exatamente o que você precisa. Evita o cansaço da decisão, aumenta a produtividade e a criatividade e restaura a motivação para continuar avançando em direção aos objetivos. E não precisa demorar muito – fazer uma pausa pode ser tão simples quanto dar um passeio pelo quarteirão, comer um lanche e deixar alguns momentos preciosos para fechar os olhos e respirar profundamente para limpar a cabeça.

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