Micose no pé (frieira): o que é, sintomas e tratamento
A micose no pé, também conhecida como frieira e pé de atleta, é uma infecção na pele causada pelo fungo Trichophyton. Quando a pele está seca e sem machucados, não causa nenhum desconforto, contudo, se a bactéria se encontra com um local quente e úmido, acaba se proliferando com facilidade.
Esse tipo de fungo acontece principalmente entre os dedos dos pés. Como a bactéria gosta de locais quentes e úmidos, a transmissão acontece, principalmente, ao pisar no chão molhado, por exemplo: vestiários e piscinas. Além disso, não secar o pé corretamente ou ficar com um sapato ou meia abafados ou molhados por muito tempo também contribui para o aumento dos germes.
Leia também: Tipos de colírio: veja quais são os principais e quando eles são indicados
Sintomas
- Área esbranquiçada;
- Coceira;
- Vermelhidão;
- Mau cheiro;
- Rachaduras;
- Descamação.
Tratamento da micose no pé
O tratamento da micose no pé é feito através de pomadas antifúngicas com substâncias como cetoconazol, isoconazol e fluconazol. Normalmente, é recomendado passar a pomada nos pés entre 2 e 3 vezes ao dia, no período determinado pelo médico.
Não se esqueça de cumprir o tratamento até o final, só assim o vírus estará eliminado por completo. O tempo de tratamento depende do grau de densidade e profundidade dos fungos nos pés. Caso os sintomas não melhorem, o especialista pode indicar o uso de comprimidos.
Micose de unha
A micose também pode acontecer nas unhas. Neste caso, é conhecida como onicomicose e essa bactéria deixa a região com aspecto grosso, amarelo e deformada. Assim, ela pode se transmitir para outras unhas e também para os pés. O tratamento varia de tempo e pode levar até 5 meses com a ajuda de medicamentos locais e orais.
Qual especialista procurar?
O ideal é buscar ajuda de um dermatologista, mas especialistas em podologia conseguem identificar a presença dos fungos nos pés.
Micose no pé tem cura?
Sim, contudo, a condição pode voltar a acontecer. O fungo não fica “incubado” no corpo, então, se houver cuidado, a infecção não irá se repetir.
A infecção é perigosa?
No geral, não. Mas em grupos com a imunidade comprometida, como pessoas com AIDS, pacientes oncológicos ou diabéticos, a infecção não cuidada pode atingir os órgãos internos e resultar na morte.
Como prevenir a micose no pé
- Usar chinelos ao tomar banho em banheiros públicos;
- Evitar sapatos fechados no verão;
- Não ficar com sapato ou meia úmida ou molhada nos pés;
- Usar talco antisséptico;
- Por fim, sempre secar muito bem entre os dedos.
Referências: Sociedade Brasileira de Dermatologia.