Como treinar a mente para manter o pensamento positivo

Bem-estar Equilíbrio
18 de Julho, 2019
Como treinar a mente para manter o pensamento positivo

Sua mente é muito mais forte do que você pensa, mas, provavelmente, você não está sabendo usá-la a seu favor. A boa notícia, entretanto, é que é possível treinar a mente para manter pensamentos mais positivos e atingir seus objetivos com sucesso! Confira como fazer isso:

Como treinar a mente para ter mais pensamentos positivos

No nosso cotidiano, falamos e fazemos diversas coisas boas e ruins, tanto para nós mesmos quanto para os outros, sem pensar no resultado de nossas ações.

Contudo, para ser feliz é preciso enxergar a vida de maneira otimista, procurando sempre o lado bom de tudo (com pensamentos positivos) e conhecendo o poder da mente.

Além disso, pessoas com disposição para ver o lado positivo da vida tendem a cuidar mais da saúde, a praticar exercícios e se alimentar melhor. Veja algumas dicas e mude de atitude já:

Uma lição importante

Tudo aquilo que você diz, principalmente quando está se referindo a si mesmo, fica internalizado na sua mente. Se a sua vida toda você repetiu para si mesmo “eu sou gorda(o) e não consigo emagrecer de jeito nenhum” será muito difícil mudar esse pensamento, pois você disse isso tantas vezes para si mesmo – e para terceiros – que sua mente “gravou” o fato de tal maneira que agora você acredita que está fadado a ser assim e que jamais conseguirá mudar.

Leia também: O que é saúde mental e por que ela é essencial para uma vida feliz

A culpa não é toda sua

Às vezes, pode até não ter sido você que colocou isso na sua cabeça. Talvez você tenha escutado isso de colegas, familiares, estranhos ou pessoas das quais você não gosta. Talvez você não se achasse gordo ou gorda, mas disseram que você era, então você passou a acreditar nisso. E você, sem pensar duas vezes, se deixou levar e acabou acreditando.

Pronto para mudar?

Que tal fazer o caminho contrário? Que tal repetir coisas positivas sobre você? Lembre-se: não basta dizer da boca para fora. Você deve acreditar, visualizar e mentalizar aquilo que está dizendo. E jamais deixe que outras pessoas decidam o que você é e o que você não é. Assuma o controle da sua vida. Afinal, ninguém te conhece melhor do que você.

Leia também: Viver perto do mar pode melhorar a saúde mental, diz pesquisa

Dicas para treinar a mente para pensamentos positivos

Mudar pensamentos que cultivamos a vida inteira é difícil, sim, mas, com certeza, não é mais difícil do que viver sem amor próprio. Adote, então, pequenos hábitos que farão a diferença:

  • Exercite diariamente a sua gratidão: todas as manhãs, faça uma lista de coisas pelas quais você é grato em sua vida (aqui, vale incluir as pequenas conquistas, os amigos, os familiares, o emprego…);
  • Concentre-se: manter a concentração em momentos de estresse e ansiedade pode ser difícil, mas é importante para não deixar o pessimismo tomar conta. Você pode praticar o hábito com meditação, yoga e mindfulness;
  • Pratique atividades físicas: os exercícios são bons para o cérebro e ajudam com a sensação de bem-estar;
  • Siga as suas paixões: faça o que você ama!

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Remada baixa
Bem-estar Movimento

Remada baixa: para que serve e como fazer?

Comum em treinamento de força, o exercício fortalece os músculos das costas, como o dorso e trapézio

elevação pélvica
Bem-estar Movimento

Elevação pélvica: como fazer, benefícios e substituições

A elevação de quadril, também chamada de hip thrust ou elevação pélvica, é o ótima para trabalhar glúteos e pernas

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela