Como consumir menos calorias nas festas de final de ano

Alimentação Bem-estar
06 de Dezembro, 2022
Como consumir menos calorias nas festas de final de ano

O final do ano é repleto de comemorações e comilanças. Seja no Natal ou Réveillon, os eventos são verdadeiras tentações para quem está seguindo uma dieta. Assim, é importante reconhecer que muitas das comidas típicas da temporada são preenchidas com quantidades altíssimas de açúcar, sódio e gorduras. Mas, a boa notícia é que se você deseja manter uma alimentação saudável no período, existem maneiras de consumir menos calorias nas festas de final de ano e poupar os quilos a mais na balança. 

Confira trocas fáceis, dicas de alimentação e truques para garantir que você permaneça no caminho saudável.

Como consumir menos calorias nas festas de final de ano

Troque sua bebida

Os drinques de final de ano são deliciosos, mas nada compatíveis com uma dieta equilibrada. Então, que tal optar por uma versão sem álcool, ou um bem temperado suco de tomate, por exemplo? Evitar álcool é uma excelente estratégia para consumir menos calorias nas festas de final de ano.

Aposte nos vegetais para ingerir menos calorias nas festas de final de ano

Na hora da ceia ou jantar, encha metade do prato com verduras e legumes sem amido. Isso deixará menos espaço para ingredientes e alimentos mais gordurosos e calóricos. 

Coma devagar e com atenção

Aproveite cada mordida: preste atenção no cheiro, na temperatura e na textura da comida. Pois, comer com consciência é perceber e sentir quando realmente se está com fome e quando está saciado. Dessa forma, essa conscientização facilita a decisão de quando se alimentar e quando parar. 

Hidrate-se para consumir menos calorias

Evite a desidratação bebendo água durante o dia e recarregando o copo durante o jantar. Não se deixe enganar pensando que você está com fome quando pode estar com sede.

Fuja dos alimentos que você pode ter qualquer dia do ano

Algumas sobremesas, como chocotone e rabanada, são típicas da época. Mas, você precisa mesmo de sorvetes, frituras, doces e outros alimentos que estão disponíveis em qualquer período do ano? Portanto, aproveite para saborear aquilo que não poderá ser encontrado em janeiro, em vez de encarar guloseimas mais comuns no dia a dia. Além disso, aposte nas frutas da estação para acompanhar as sobremesas, como cereja, figo e pêssego, que são saborosas e saudáveis. 

Leia também: Receita de chocotone light

Escolha bem os acompanhamentos

Quanto mais saudáveis forem os acompanhamento que escolher, menos calorias vai ingerir. Dessa maneira, opte por apenas dois ou três guarnições, e fique atento aos ingredientes delas. 

Dividir a sobremesa para ingerir menos calorias nas festas de final de ano

mousse menos calorias nas festas de final de ano

Por fim, compartilhar a sobremesa com um parente ou amigo é uma maneira fácil de apreciar doces de Natal sem exagerar. Assim, divida uma fatia de panetone, pavê ou bolo recheado e você economizará de 160 a 250 calorias.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Dia dos Pais fondue saudável
Alimentação Bem-estar Receitas

Fondue saudável: confira algumas substituições mais equilibradas!

Quando as temperaturas caem, uma noite de fondue é uma excelente pedida

chocolate quente fit
Alimentação Bem-estar

Chocolate quente fit é opção saudável para festa junina. Veja receitas!

Nessa época, algumas comidas ganham protagonismo, como caldos, bebidinhas quentes e doces típicos. Veja como fazer um chocolate quente fit!

Por quanto tempo devo tomar ômega
Alimentação Bem-estar

Por quanto tempo devo tomar Ômega 3?

Muitas pessoas se perguntam: Por quanto tempo devo tomar ômega 3? Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado