Qual o melhor horário para o café da manhã?
O melhor horário para o café da manhã é motivo de dúvida de muitas pessoas, principalmente devido à importância da primeira refeição do dia, responsável pelo desjejum. A princípio, a melhor hora para ele depende da rotina de cada um. Porém, um novo estudo feito nos Estados Unidos afirma que o café da manhã antes das 8h30 pode diminuir o risco de desenvolver diabetes tipo 2.
O melhor horário para o café da manhã pode prevenir doenças
É difícil estabelecer um horário ideal, pois é preciso considerar as rotinas de cada um. Porém, uma pesquisa feita na Universidade de Murcia, na Espanha, afirma que quanto mais cedo tomamos o café da manhã, mais fácil é perder peso.
Além disso, de acordo com o estudo da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, quebrar o jejum antes das 8h30 torna menor o risco de desenvolver a diabetes tipo 2. Em resumo, com a diabetes tipo 2, o corpo não produz insulina ou cria resistência à ela.
Sendo assim, fazer a primeira refeição nas primeiras horas do dia ajuda no controle da glicemia e, como consequência, no controle do peso. Mais especificamente, é recomendável quebrar o jejum até 1 hora depois de acordar.
Leia mais: Café da manhã silencioso: Como praticar e benefícios
Benefícios de tomar o café da manhã cedo
Ajuda a controlar o nível de cortisol
Tomar o café antes das 8h30 ajuda a controlar o cortisol, o hormônio do estresse. Basicamente, ele começa a ser liberado no corpo por volta das 6h da manhã com a finalidade de nos fazer acordar. Sendo assim, tomar o café cerca de 1 hora e meia ou duas horas depois ajuda a controlá-lo no momento em que atinge seu pico.
Previne o ganho de peso
Muitos fatores influenciam o peso do corpo. Ainda, tomar o café da manhã cedo pode interferir nesse sentido também. Pois, quebrar o jejum nas primeiras horas do dia ajuda a controlar a presença de açúcar no sangue (glicemia) e isso pode prevenir o acúmulo de gordura corporal.
Leia também: Timing nutricional: O que é, como funciona e benefícios