Especialista esclarece se melatonina realmente ajuda a emagrecer

Alimentação Bem-estar
13 de Setembro, 2022
Especialista esclarece se melatonina realmente ajuda a emagrecer

Você dorme com facilidade e nos horários certos? Pois saiba que a responsável por esse reloginho biológico de dar inveja se chama melatonina. Produzida pela glândula pineal, localizada em nosso cérebro, o hormônio ajuda na indução ao sono. Sua forma sintética foi liberada para comercialização pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em outubro de 2021, e muita gente já está de olho em outros potenciais benefícios da substância: afinal, tomar melatonina emagrece?

Leia também: Melatonina no Brasil: quando há indicação de uso?

Como funciona a melatonina?

Naturalmente produzida no cérebro (especificamente na glândula pineal) a partir do triptofano e da vitamina B3, ela tem como principal função sincronizar o ritmo circadiano e regular o relógio biológico, sinalizando para o organismo que está chegando a hora de ir deitar.

Dessa forma, a falta de produção da melatonina pode ser consideravelmente prejudicial para o organismo. Isso porque pode fazer com que a pessoa permaneça acordada quando deveria dormir (noite), ou que tenha sonolência quando deveria estar acordada (dia). “Algumas pesquisas indicam ainda que a redução dessa substância, além de atrapalhar o sistema imunológico do indivíduo, também pode desequilibrar o metabolismo”, diz a endocrinologista Dra Mariana Carvalho de Oliveira.

Além de ser um hormônio que regula o sono e melhora a sua qualidade, a melatonina tem outra função igualmente importante. Ela atua na reparação das células durante o descanso, principalmente as que são expostas a estresse, poluição e outros fatores que colaboram para o envelhecimento precoce. Dessa forma, a melatonina é um hormônio com poderes antioxidantes.

​A endocrinologista comenta que, assim como a perda de massa muscular e óssea, a queda da produção de melatonina é um processo natural da idade, se iniciando a partir dos 30 anos, com uma redução significativa a partir dos 60. Porém, um dos fatores que mais influenciam essa redução é a exposição à luz azul durante a noite.

​Dra Mariana explica que a “luz azul” é proveniente de aparelhos eletrônicos como celular, tablet, computador e TV. E até exposições mínimas podem bloquear o hormônio. “Os sinais luminosos entram pela retina e confundem o corpo, fazendo-o pensar que é dia e bloqueando a produção da melatonina. Existem ainda outras situações que podem interferir na sua produção, como: diabetes descompensado, uso de certos medicamentos (como os betabloqueadores) ou AVC.”

Suplementar a melatonina emagrece?

Para quem deseja saber se melatonina realmente emagrece, a endocrinologista Dra Mariana Carvalho de Oliveira explica que além de ser este “marcador de claro e escuro”, alguns estudos já demonstram que o hormônio pode auxiliar no funcionamento do metabolismo, no controle alimentar e até no gasto energético, além de proteger contra doenças cardiovasculares.

Contudo, ela também ressalta: ainda não existe recomendação de uso de melatonina para fins exclusivos de emagrecimento. Isso porque são necessárias mais pesquisas a respeito do assunto. Além disso, “a suplementação exagerada e sem supervisão pode agravar problemas de saúde preexistentes e até mesmo bagunçar a fisiologia do ritmo circadiano diário.”

​Segundo a especialista, ter um sono de qualidade durante a noite é fundamental para um metabolismo saudável. E isso tem bastante relação com a melatonina.​ “Portanto, problemas de insônia ou quaisquer outros sintomas que indiquem uma falta de melatonina no organismo devem ser tratados junto a um profissional especializado, além de associado às medidas de higiene do sono”, orienta a Dra Mariana.

Leia também: 7 lanchinhos para comer antes de dormir que ajudam no sono

Fonte: Dra Mariana Carvalho de Oliveira, médica endocrinologista no Hospital Estadual de Américo Brasiliense (HEAB); e professora e preceptora do curso de Medicina da Universidade de Araraquara (UNIARA).

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva