Meias de compressão: todo mundo pode usar? Conheça os tipos e indicações

Beleza Bem-estar Saúde
19 de Setembro, 2022
Meias de compressão: todo mundo pode usar? Conheça os tipos e indicações

As meias de compressão são usadas especialmente por pessoas que têm problemas de circulação ou que passaram por alguma cirurgia, pois são indicadas para tratamentos de trombose, flebite, varizes e insuficiência venosa crônica, por exemplo.

Muitas pessoas, contudo, não sabem que elas também são ótimas opções para atletas, gestantes, viajantes ou para agir de forma preventiva.

De acordo com informações da empresa Sigvaris Group, especializada em terapia de compressão médica, existem diferentes graus de compressão, cada um indicado para um tipo de problema ou cuidado.

Leia também: Varizes: médico dá 5 dicas simples para evitar o problema

Vale lembrar, porém, que é sempre importante buscar um profissional que possa avaliar suas necessidades e, assim, indicar a melhor opção para seu caso. Saiba mais a seguir!

Meias de compressão: tipos e indicações

  • Meia de prevenção

Indicadas para pessoas que ficam com as pernas cansadas, doloridas ou, então, passam muito tempo em pé ou sentadas. Em alguns casos, elas também são boas para viagens longas ou prevenção de varizes.

Com compressão mais leve, de 15-20mmHg, esse tipo de meia ajuda a evitar o inchaço e a retenção de líquido inclusive para pessoas que não têm varizes ou doenças venosas, uma vez que promove uma melhor circulação.

Por ser um produto mais simples, qualquer pessoa pode usar, sem prescrição médica. Ainda assim, contudo, o ideal é consultar um profissional para saber mais sobre seus benefícios e as indicações.

Leia também: Fica o dia todo sentado? Veja quais são os melhores alimentos para a circulação

  • Meia de tratamento

Indicada para pacientes que fizeram tratamento ou cirurgia de varizes, tratamento de doenças venosas e linfáticas ou casos de insuficiência venosa crônica. Por apresentar compressão mais intensa, elas precisam de prescrição médica.

De acordo com as informações da empresa, este tipo tem compressão de 20-30mmHg ou de 30-40mmHg. A mais forte, inclusive, é para manifestações severas, tratamento de trombose venosa profunda, varizes com edema, insuficiência venosa crônica e acometimentos em grandes vasos.

Leia também: Dicas de como evitar a trombose em viagens de longa duração

  • Meia antitrombo

Usadas ao longo de cirurgias para prevenção de trombose venosa, além de períodos pré e pós-operatório, elas têm compressão mais leves, que variam de 18 a 23 mmHg.

Leia também: Trombose: o que é, tipos, causas, tratamento e mais

  • Meias de uso geral

Disponíveis no mercado em diferentes modelos utilizados para práticas esportivas ou com função modeladora, essas meias não têm contraindicações e podem ser usadas por qualquer pessoa, uma vez que possui compressão mais leve.

Fonte: Sigvaris Group, empresa especializada em terapia de compressão médica.

Sobre o autor

Ana Paula Ferreira
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em beleza e bem-estar.

Leia também:

foto do ator Felipe Simas, que foi recentemente diagnosticado com neurite óptica
Saúde

Felipe Simas foi diagnosticado com neurite óptica. Entenda a condição

O ator Felipe Simas compartilhou em seu Instagram que foi diagnosticado e enfrentou a neurite óptica, inflamação que, se não tratada, pode comprometer a visão

Bem-estar Saúde

Como ter mais saúde com a Vitat?

Cuidar mais da saúde é uma das principais metas que as pessoas definem para o próximo ano. Para isso, diversas ferramentas podem ajudar, como o aplicativo

foto de Anderson Leonardo, do Molejo
Saúde

Câncer inguinal: entenda a doença que matou Anderson Leonardo, cantor do Molejo

O cantor Anderson, vocalista do grupo Molejo, morreu nesta sexta-feira, aos 51. Ele estava internado desde o dia 24/03 e tratava um câncer inguinal.