Mastopexia: para quem é indicada a cirurgia de redução das mamas?

Beleza Bem-estar
20 de Abril, 2022
Mastopexia: para quem é indicada a cirurgia de redução das mamas?

A mastopexia é uma cirurgia plástica que consiste em retirar o excesso de pele e gordura das mamas. É indicada para mulheres após a gravidez, ou para aquelas que passaram por algum tipo de mudança no corpo, como o emagrecimento

“As mamas precisam ter alguma acomodação. Por isso, retiramos o excesso de pele e musculatura que estão caídos. É uma espécie de fixação das mamas. Na mastopexia, podemos também envolver o reposicionamento da aréola e do mamilo, assim como o levantamento do tecido mamário e remoção de pele”, explica o Dr. Luiz Haroldo Pereira, cirurgião plástico.

Leia mais: Prótese de silicone: quando é necessário remover?

Como é o procedimento e quais são os tipos?

A mastopexia pode ser feita com ou sem implante. No procedimento, conforme o médico explicou, retira-se o excesso de pele e até o excesso de glândula, deixando uma cicatriz em forma de um ‘T’. 

“Ela pode ser feita com ou sem implante de silicone, pois é feita muitas vezes apenas para corrigir a flacidez dos seios. Se a mama for pequena e a mulher quiser, pode colocar prótese de silicone durante a cirurgia, sendo chamada assim de mastopexia com prótese”, explica o cirurgião.

Para quem a cirurgia é indicada?

A cirurgia é indicada para pacientes que têm um excesso de pele na mama. Geralmente, explica o médico, quem faz a mastopexia são mulheres jovens, de 14 ou 15 anos, que possuem uma mama muito grande. Com a retirada do excesso de glândula e da pele, é possível evitar, por exemplo, problemas de postura e alteração na coluna.

Quais são os benefícios da mastopexia?

O principal benefício da mastopexia é a maior mobilidade para as mulheres, evitando problemas de postura, alteração na coluna e até mesmo questões com a autoestima. “Seja uma mulher jovem ou adulta, quando necessário, a mastopexia é bastante indicada”, explica o especialista.

Quais são os cuidados antes e depois da mastopexia?

De acordo com o Dr. Luiz, inicialmente, é preciso fazer todos os exames pré e pós-operatórios indicados pelo médico, como ultrassom das mamas. Além disso, se a pessoa for fumante, também deve evitar fumar algumas semanas antes e depois da cirurgia. Além disso, deve evitar a ingestão de bebidas alcoólicas. Também é recomendado evitar levantar o braço nos primeiros 30 dias, para que a cirurgia esteja preservada e de boa qualidade.

Fonte: Dr. Luiz Haroldo Pereira, cirurgião plástico (RJ).

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva