Mastopexia: para quem é indicada a cirurgia de redução das mamas?
A mastopexia é uma cirurgia plástica que consiste em retirar o excesso de pele e gordura das mamas. É indicada para mulheres após a gravidez, ou para aquelas que passaram por algum tipo de mudança no corpo, como o emagrecimento.
“As mamas precisam ter alguma acomodação. Por isso, retiramos o excesso de pele e musculatura que estão caídos. É uma espécie de fixação das mamas. Na mastopexia, podemos também envolver o reposicionamento da aréola e do mamilo, assim como o levantamento do tecido mamário e remoção de pele”, explica o Dr. Luiz Haroldo Pereira, cirurgião plástico.
Leia mais: Prótese de silicone: quando é necessário remover?
Como é o procedimento e quais são os tipos?
A mastopexia pode ser feita com ou sem implante. No procedimento, conforme o médico explicou, retira-se o excesso de pele e até o excesso de glândula, deixando uma cicatriz em forma de um ‘T’.
“Ela pode ser feita com ou sem implante de silicone, pois é feita muitas vezes apenas para corrigir a flacidez dos seios. Se a mama for pequena e a mulher quiser, pode colocar prótese de silicone durante a cirurgia, sendo chamada assim de mastopexia com prótese”, explica o cirurgião.
Para quem a cirurgia é indicada?
A cirurgia é indicada para pacientes que têm um excesso de pele na mama. Geralmente, explica o médico, quem faz a mastopexia são mulheres jovens, de 14 ou 15 anos, que possuem uma mama muito grande. Com a retirada do excesso de glândula e da pele, é possível evitar, por exemplo, problemas de postura e alteração na coluna.
Quais são os benefícios da mastopexia?
O principal benefício da mastopexia é a maior mobilidade para as mulheres, evitando problemas de postura, alteração na coluna e até mesmo questões com a autoestima. “Seja uma mulher jovem ou adulta, quando necessário, a mastopexia é bastante indicada”, explica o especialista.
Quais são os cuidados antes e depois da mastopexia?
De acordo com o Dr. Luiz, inicialmente, é preciso fazer todos os exames pré e pós-operatórios indicados pelo médico, como ultrassom das mamas. Além disso, se a pessoa for fumante, também deve evitar fumar algumas semanas antes e depois da cirurgia. Além disso, deve evitar a ingestão de bebidas alcoólicas. Também é recomendado evitar levantar o braço nos primeiros 30 dias, para que a cirurgia esteja preservada e de boa qualidade.
Fonte: Dr. Luiz Haroldo Pereira, cirurgião plástico (RJ).