Exercícios físicos e prótese de silicone: Mitos e verdades

Bem-estar Movimento
17 de Fevereiro, 2020
Exercícios físicos e prótese de silicone: Mitos e verdades

O implante de prótese de silicone nos seios é uma das cirurgias plásticas mais procuradas pelas brasileiras. No entanto, há uma série de dúvidas a respeito da prática de exercícios físicos pós-intervenção cirúrgica.

Via de regra, logo após a colocação da mama, a mulher deve restringir um pouco a atividade física. Depois, a rotina deve ser normal. Mas, consultamos o cirurgião plástico Marco Cassol para fala dos mitos e verdades sobre atividades físicas e uso de prótese de silicone, além de esclarecer as principais dúvidas. Confira: 

É necessário parar as atividades físicas após a cirurgia. Mito

É verdade que o retorno deve ser gradual, mas a mulher não precisa parar de praticar exercícios físicos. “O tempo para regresso vai depender da indicação do médico, mas o normal é voltar após três semanas de repouso, focando nos membros inferiores”, explica Dr. Cassol.

O especialista alerta também que mulheres com hipertrofia muscular e que colocaram prótese embaixo dos músculos vão sentir mais desconforto no pós-operatório. Assim, talvez seja necessário um tempo maior de repouso.

Coloquei prótese e posso continuar pegando pesado na malhação. Verdade

Desde que seja respeitado o período da cicatrização, a mulher que colocou prótese pode e deve continuar malhando. Já a dica do cirurgião é que as mulheres com próteses recentes usem tops mais reforçados para melhor sustentar os seios e protegê-los de impactos durante a prática de atividades físicas. 

Leia também: Melhores poses de yoga para uma pele radiante

Durante a cicatrização não posso trabalhar peitoral, ombro e costas. Mito

A mulher pode continuar trabalhando estas regiões, mas é recomendada cautela na prática de atividades. Portanto, é importante que a aluna, o médico e o educador físico cheguem a uma decisão conjunta sobre quando e como os exercícios devem ser retomados.

Minha prótese é grande e tenho problema postural na hora da malhação. Verdade

Não só problema de postura, como dor nas costas e queda das mamas. “O ideal é optar por próteses menores. Estas promovem mais conforto e, esteticamente, fica mais bonito”, complementa Dr. Cassol. 

Tenho silicone e posso praticar qualquer atividade física ou esporte radical. Mito

O uso de próteses não impede a prática de exercícios físicos, mas o médico aconselha cuidados redobrados na prática de esportes radicais, principalmente os que promovem alto impacto na região do tórax. “Se a mulher pular de um bungee jump, por exemplo, ela corre sério risco de ruptura de prótese”. Por isso, o médico indica atenções redobradas para algumas práticas, como lutas, por exemplo.  

Fonte: Dr. Marco Cassol, cirurgião plástico. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS) e da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) com mais de 20 anos de experiência. É formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em plástica facial.

Leia também: Sinais de que seus glúteos estão fracos – e como melhorar

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Mesa flexora e cadeira flexora
Bem-estar Movimento

Mesa flexora e cadeira flexora: quais as diferenças e qual é a melhor?

Quem pratica musculação em academias, provavelmente vai se deparar com dois exercícios muito comuns no “leg day”: mesa flexora e cadeira flexora. Além do nome parecido,

Endometriose e saúde mental
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Endometriose e saúde mental: como cuidar de si mesma?

Desconfortos podem causar uma série de desafios emocionais, por isso é importante cuidar da saúde mental

escolher travesseiro
Bem-estar Saúde Sono

Saiba o que é importante na hora de escolher o melhor travesseiro

Aprenda a escolher o melhor produto para dormir melhor