Máscara de cacau: receita caseira e benefícios para a pele do rosto
Ao contrário do chocolate, que costuma render algumas espinhas se consumido em excesso, o cacau pode ser um bom aliado da pele quando usado como produto facial, como é o caso da máscara de cacau.
Segundo a dermatologista Daniela Balizardo, da Clínica Vanité, em São Paulo, o fruto é rico em uma série de vitaminas e minerais que beneficiam a derme e, por isso, é um ótimo ingrediente para compor receitas caseiras.
Leia também: Benefícios do chocolate amargo e como incluí-lo na dieta
Benefícios da máscara de cacau
Principal matéria-prima do chocolate, o cacau é um fruto rico em Vitamina A, B1, E, ferro, magnésio e zinco – substâncias capazes de hidratar e equilibrar a barreira de pele.
Diante disso, Daniela afirma que uma boa forma de conquistar estes benefícios é usando o ingrediente em máscaras faciais.
Outra boa opção, segundo ela, é também apostar em esfoliantes com esta propriedade.
“Esfoliantes para renovação celular e desobstrução dos poros devem ser incluídos na rotina de skincare, semanalmente. Isso porque eles são excelentes para renovar a pele e dar viço”, afirma a profissional.
Leia também: Afinal, qual é a importância da esfoliação e como fazer corretamente?
Receita de máscara de cacau
Veja abaixo a receita caseira de máscara de cacau indicada pela dermatologista.
Segundo Daniela, esta receita também pode ser usada como esfoliante facial e corporal. A dica, caso opte por usá-la no rosto, é aplicar sem muita pressão, uma vez que a pele é mais sensível nessa região.
Ingredientes
- 1 colher (sopa) café
- 1 colher (sopa) cacau em pó
- 2 colheres (sopa) mel
- 1 colher (sopa) açúcar mascavo
- 4 colheres (sopa) hidratante de sua preferência, de preferência sem cheiro
Modo de preparo
Misture os ingredientes secos, como o cacau em pó, café e o açúcar mascavo e, em seguida, adicione o mel e o hidratante de sua preferência.
Mexa até que fique uma pasta homogênea e aplique no rosto, deixando agir por 20 minutos. Em seguida, lave com água abundante.
Fonte: Daniela Balizardo, dermatologista da Clínica Vanité, em São Paulo.