Máscara brasileira é capaz de inativar vírus da Influenza e Covid

Saúde
13 de Junho, 2022
Máscara brasileira é capaz de inativar vírus da Influenza e Covid

A ciência traz uma boa notícia diante do aumento de casos de coronavírus no Brasil e o retorno gradativo do uso de proteção facial, principalmente em ambientes fechados. Já disponível no mercado, uma máscara brasileira é capaz de inativar tanto o vírus responsável pela Covid-19 quanto o da Influenza A e B. Ao procurá-la para comprar, seu nome é Phitta Mask.

Embora com baixa concentração, o dispositivo possui um composto químico chamado Phtalox. Quando os dois vírus entram em contato com ele, a substância destrói rapidamente sua camada externa. Assim, evita-se sua replicação e o indivíduo fica protegido.

O Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP), em parceria com a empresa Golden Technology, são os responsáveis pelo desenvolvimento da Phitta Mask desde 2020. Já quem está a frente das análises realizadas nos dois últimos anos é o virologista Edison Luiz Durigon, pesquisador do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-USP).

Leia mais: Vacina de spray contra o Covid: afinal, o que se sabe até o momento?

Resultados importantes sobre a máscara brasileira

Por meio do levantamento feito sobre a proteção facial, constatou-se que a máscara é capaz de eliminar 100% o vírus da Influenza. Além disso, ela é 99% eficaz na blindagem contra o SARS-CoV-2 e suas variantes, como a ômicron, delta, gama e zeta.

Ademais, o virologista também enfatiza que o Phtalox tem a durabilidade de 12 horas. Assim, acaba-se produzindo menos lixo por meio do seu descarte. A mesma justificativa é lembrada por Sérgio Bertucci, CEO da Golden Technology.

“Enquanto uma máscara cirúrgica convencional precisa ser trocada a cada três horas, a nossa garante proteção por até 12 horas, o que diminui significativamente a quantidade de unidades descartadas no meio ambiente”, enfatiza o representante.

Fonte: Agência de Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)

Leia mais: 4ª onda: Testei positivo para Covid. Quando tempo devo fazer isolamento?

Leia também:

vitamina B e dengue
Saúde

Vitamina B previne a picada do mosquito da dengue?

Sem comprovação científica, a técnica popular pode levar a população a uma falsa sensação de segurança

Efeitos da vacina de Covid
Saúde

Efeitos da vacina da Covid: primeiro grande estudo mostra resultados

Segundo estudo, os efeitos da vacina são menores do que a infecção pela doença

disuria
Saúde

Disúria: entenda as causas, sintomas e tratamentos da dor ao urinar

O sintoma, popularmente chamado de dor ao urinar, pode ter diversas causas, sendo a infecção urinária a principal