Vacina de spray contra o Covid: o que se sabe até o momento

7 de junho, 2022

A produção de imunizantes capazes aumentar a proteção contra o coronavírus pode estar próxima da realidade. Atualmente, a principal aposta para aprimorar o controle do Covid-19 é a vacina de spray nasal. Segundo pesquisadores do Sabin Vaccine Institute, nos Estados Unidos, o novo formato é aplicado dentro do nariz. Dessa forma, o imunizante atua diretamente na mucosa nasal, que é a porta de entrada para a proliferação do vírus.

Veja também: Alergia, gripe ou resfriado? Entenda as diferenças

Vacina de spray pode erradicar a pandemia?

Hoje, o vírus se espalha entre humanos mesmo com as vacinas em dia, pois os imunizantes disponíveis não eliminam nem protegem o nariz da infecção e da disseminação para outros organismos. Com o lançamento de uma nova vacina que propõe conter o vírus logo na mucosa, a previsão é otimista para controlar a pandemia. Afinal, ao combater o vírus na mucosa nasal, evita-se a contaminação de uma pessoa para outra pelas vias respiratórias. Além disso, a expectativa é criar um imunizante com o poder de agir contra todas as variantes. Por outro lado, ainda é cedo para concluir que vacina é uma solução para eliminar o vírus completamente.

Pesquisas no Brasil

Por aqui, o Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSUP), também está trabalhando no desenvolvimento e na pesquisa da versão da vacina em spray. Alinhados aos estudos de outras nações, o instituto acredita no imunizante como alternativa para enfraquecer a contaminação pelo Covid-19. No entanto, a solução precisa de mais testes e aprovações para se tornar viável.

Enquanto ainda não há novidades, a recomendação é se prevenir com o uso de máscaras em locais fechados, evitar aglomerações e reforçar os cuidados de higiene. Também é fundamental aderir às doses de reforço das vacinas. Por exemplo, pessoas com mais de 50 anos podem e devem receber a quarta dose da vacina — basta ir a uma unidade de saúde regional portando a carteirinha de vacinação.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.