Como preparar marmitas saudáveis
Você já pensou em entrar para o time dos marmiteiros? Pois saiba que esse hábito pode trazer inúmeros benefícios, não só para a saúde do seu corpo, mas também para o seu bolso.
As refeições feitas fora de casa, além de caras, podem acabar custando também alguns quilos a mais na balança. Nos restaurantes e lanchonetes, as inúmeras opções de pratos salgados e doces se tornam uma verdadeira tentação na hora de montar o prato.
Por isso, preparar marmitas é uma ótima solução para ter uma alimentação equilibrada independente de onde estiver. “Levando a marmita você tem maior controle da quantidade e qualidade do que come: você só pode consumir o que tem no seu potinho, não tem aquela porção a mais ‘só para experimentar’”, afirma Gisele Werneck, nutróloga de Belo Horizonte (MG).
Outra vantagem da marmita é conhecer a procedência do que está comendo. Nos restaurantes, você não sabe se os alimentos foram higienizados apropriadamente nem conhece os produtos utilizados na preparação. “Muitos lugares usam realçadores de sabor, corantes, conservantes e outros componentes que não são a melhor opção quando se fala de saúde e manutenção do peso”, diz a médica.
Quer se tornar um especialista nas marmitas? É só seguir as dicas que Gisele preparou. Confira.
Organização
Se você leva a marmita para o trabalho, busque montá-la na noite anterior. Assim, não corre o risco de deixar para a última hora e acabar se atrasando ou deixando de levar o almoço.
Recipiente
Dê preferência aos potes de vidro, principalmente os térmicos e com fechamento hermético. Eles evitam acidentes na hora de transportar os alimentos e podem ir direto ao micro-ondas. No mercado, há versões com divisórias, próprias para separar os alimentos da marmita.
Leia também: Lanchinhos low carb para comer no trabalho
Cardápio
Monte um recipiente separado para a salada e capriche na porção de vegetais e hortaliças. Na marmita quente, ocupe pelo menos metade do espaço com legumes cozidos. Diversifique as fontes de proteína: o ideal é usar a carne vermelha, no máximo, 3 vezes por semana. Prefira arroz integral ou batata como principal fonte de carboidratos. Leguminosas como feijão, lentilha, grão-de-bico ou ervilha devem estar sempre presentes nas marmitas. Leve uma fruta como sobremesa.
Armazenamento e aquecimento
Procure sempre guardar a marmita na geladeira até a hora da refeição. Se você utiliza uma cozinha compartilhada, vale etiquetar os potes, uma sacola ou lancheira com seu nome. Para esquentar, a dica é utilizar o micro-ondas em potência média. Tem feijão ou sopa no cardápio? Então acrescente um pouco de água filtrada antes de aquecer o prato. Na metade do tempo, pause o aquecimento para misturar os alimentos. Se possível, deixe o recipiente dentro do micro-ondas por até 2 minutos depois de aquecido. Isso faz com que o calor seja distribuído de forma homogênea, deixando a refeição mais saborosa.