Como fazer a manutenção correta dos purificadores de água
Os purificadores de água ganharam bastante popularidade por facilitarem o dia a dia e, principalmente, a questão financeira em casa. Uma vez com o item, não é preciso comprar galões nos mercados ou em fornecedoras. Por isso, saber como fazer a manutenção correta do filtro de água aumenta o prazo de validade do equipamento.
O aparelho pode parecer complicado de limpar, mas dá para fazer esse processo em casa. A Consul, marca do setor de eletrodomésticos, conta que não existe recomendação específica sobre a frequência ideal de higienização, especialmente no que diz respeito à parte externa e à saída de água do purificador. Aqui, vale limpar quando achar necessário! Mas é sempre bom lembrar: o filtro que acompanha o purificador deve ser trocado a cada seis meses.
“Alguns modelos têm a função Trocar Filtro, e acendem uma luz para avisar a hora de realizar a troca. Nesse caso, não é necessário se preocupar em marcar a data da última troca para saber quando fazer a próxima”, explica.
Leia também: Água: Você sabe quanto deve tomar todos os dias?
Produtos para fazer a manutenção do filtro de água
Limpar a saída de água do purificador é fácil. Para isso, a Consul indica que sejam usadas hastes flexíveis ou palitos de dente com algodão enrolado na ponta. Em seguida, mergulhe os objetos em um pouco de álcool ou em uma mistura de água e duas gotas de água sanitária. Dessa forma, toda a sujeira acumulada será eliminada.
Já para a parte externa, a marca sugere apenas um pano úmido ou uma esponja, molhados com água e detergente ou sabão neutro. Tome cuidado com esponjas ou materiais que podem arranhar ou estragar a pintura e o acabamento do purificador de água.
A água precisa ser bem limpa, mas não necessariamente potável. “Quando higienizando seu produto, use uma quantidade adequada de água para limpá-lo, de preferência com o auxílio de hastes flexíveis, panos úmidos e outros itens citados acima”, afirmam.
Tutorial: como fazer a manutenção do filtro de água
Para trocar o filtro:
- Feche o registro do ponto de água do seu purificador;
- Pressione o botão e deixe correr toda a água, até que ela pare de sair;
- Gire o refil no sentido anti-horário até o final e puxe para retirá-lo;
- Encaixe o novo refil e gire no sentido horário até travar;
- Para eliminar o excesso de carvão ativado do novo filtro, deixe correr cerca de cinco litros de água antes de usá-lo normalmente.
O filtro não é lavável. Sendo assim, não adianta lavar o filtro do purificador e reutilizar. Fazendo isso, a qualidade da água será comprometida.
Saída de água:
Para limpar esta parte, pode-se usar hastes flexíveis ou palitos de dente com algodão enrolado na ponta. Molhe em um pouco de álcool ou em uma mistura de água com duas gotas de água sanitária, e use o objeto para remover toda a sujeira dos cantinhos. Então, ligue o purificador e deixe correr cerca de dois litros de água para eliminar os resíduos dos produtos utilizados na limpeza.
Parte externa
Por fim, limpe o exterior do aparelho com um pano úmido ou uma esponja, com água e detergente ou sabão neutro. Cuidado com esponjas mais ásperas e produtos abrasivos, que podem estragar a pintura e o acabamento do seu purificador.
Fonte: Consul.