Plantas umidificadoras: Espécies que melhoram a qualidade do ar

Bem-estar Casa Saúde
17 de Setembro, 2021
Plantas umidificadoras: Espécies que melhoram a qualidade do ar

Quem é que não gostaria de viver em meio a um ar mais limpo e puro? Se você pensa que isso só pode ser conquistado morando em áreas recheadas de árvores ou, ainda, adquirindo purificadores de ar, então está na hora de aprender mais sobre as plantas umidificadoras.

Esse tipo de planta tem uma habilidade muito especial: filtrar poluentes que circulam no ar em ambientes fechados, como benzeno, amoníaco e xileno. Ou seja, isso significa que, ao tê-las em casa, você pode ajudar a melhorar a qualidade do ar que respira. Mas, é claro que, dependendo do tamanho do ambiente, pode ser necessário ter uma quantidade grande delas para contar com os benefícios. Por isso, o ideal é consultar um paisagista caso tenha dúvidas ou precise de ajuda específica.

Estudo da NASA sobre plantas umidificadoras

O poder das plantas umidificadoras passou a ser mais divulgado no final da década de 1980 pela NASA, o Serviço Espacial Norte-Americano. Assim, o órgão chegou a publicar uma pesquisa realizada pelo cientista Bill Wolverton e que lista as cinco melhores plantas umidificadoras para ambientes fechados.

Algum tempo depois, Wolverton publicou o livro “How to grow fresh air”, em que aponta 50 tipos de plantas que as pessoas poderiam adquirir para ajudar a melhorar a qualidade do ar em casa. “O tamanho da área da superfície da folhagem influencia a taxa de purificação do ar”, explicou o cientista na época. 

Leia também: Jardinagem pode aliviar o sentimento de solidão

Plantas umificadoras para ter em casa

Separamos alguns exemplos de plantas umidificadoras citadas por Wolverton que são fáceis de encontrar e que você pode espalhar pelos cômodos da sua residência. Mas, lembre-se apenas de checar também se elas podem ficar ao alcance de crianças ou animais antes de escolher o local ideal para colocá-las.

Lírio da paz (Spathiphyllum)

O lírio da paz é uma planta fácil de encontrar e muito apropriada para ambientes internos, pois sobrevive com pouca luz e água e costuma durar bastante. Suas folhas verde-escuras são longas e há flores duas vezes por ano. Além de absorver os contaminantes avaliados pela NASA, o lírio da paz também é muito conhecido por ajudar a eliminar energias negativas dos ambientes. 

Jiboia (Epipremnum aureum)

A jiboia é uma trepadeira com folhagem em formato de coração. Muito fácil de cuidar, ela ajuda a absorver poluentes como formaldeído, xileno e benzeno nos ambientes. Além disso, suas folhas têm variados tons de verde e é uma planta muito adaptável, só precisando ser regada quando a terra estiver seca. 

Espada de São Jorge (Sansevieria trifasciata)

Além de ajudar a eliminar poluentes como benzeno, formaldeído, xileno, tolueno e tricloroetileno, a espada de São Jorge é considerada uma planta protetora. Ou seja, que ajuda a combater energias negativas no ambiente. Uma grande vantagem é que é bem fácil de cuidar, pois pode aguentar temperaturas muito baixas ou muito altas. 

Plantas umidificadoras: Aranha (Chlorophytum comosum)

A planta Aranha, também conhecida como gravatinha, tem origem na África do Sul. Muito adaptável, é bastante usada na decoração de casas e escritórios. Ela ajuda a filtrar poluentes como o formaldeído e o xileno. 

Plantas umidificadoras: Gérbera (Gerbera Jamesonii)

Quem gosta de flores e cores variadas pode encontrar nas gérberas uma boa opção para decorar e ajudar a tornar o ar dos ambientes mais limpo. Fácil de cuidar, só é preciso lembrar que ela gosta de tomar sol, por isso, deixe-a perto da janela se a intenção for colocá-la dentro de casa. A gérbera ajuda a filtrar benzeno, formaldeídos e tricloroetileno do ar. 

Leia também: Ter plantas no trabalho pode reduzir o estresse

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Por quanto tempo devo tomar ômega
Alimentação Bem-estar

Por quanto tempo devo tomar Ômega 3?

Muitas pessoas se perguntam: Por quanto tempo devo tomar ômega 3? Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado

Por quanto tempo devo tomar vitamina C
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar vitamina C?

Aliada a imunidade e a beleza, a vitamina C está ligada a uma série de benefícios para a saúde. Veja recomendações sobre o consumo prolongado

montagem com as fotos de Wagner
Saúde

Ele já fez mais de 100 doações de sangue e plaquetas: “dar um pouco da minha saúde para quem precisa”

Conheça a história de Wagner Hirata, que tem as doações de sangue e plaquetas como um de seus propósitos de vida