Manteiga de semente de melancia: Saiba o que é

21 de janeiro, 2020

Sim, é verdade: existe mesmo uma manteiga de semente de melancia. Essa nova opção vem chamando a atenção principalmente de quem segue uma dieta vegana.

Sabe aquelas sementes da fruta que jogamos fora e não gostamos de mastigar? Bom, elas podem ser reaproveitadas, visto que são riquíssimas em nutrientes. 

Assim, essa manteiga é feita a partir das sementes trituradas e moídas. O que muitos não sabem é que a semente da melancia é, na verdade, altamente nutritiva, pois possui propriedades diuréticas, antioxidantes e energéticas. 

Falando da versão industrializada, nem toda manteiga é uma boa escolha. O fabricante pode adicionar óleo, sal, corante e outros químicos em sua receita. Por isso, é preciso prestar atenção ao rótulo. Quanto menos ingredientes melhor.

Benefícios da manteiga de semente de melancia

Ajuda no emagrecimento

Por ser fonte de gordura boa, essa manteiga alternativa é grande da dieta, ao mesmo tempo que fornece ômega-3 ao organismo, que diminui inflamações no corpo, além de beneficiar a saúde do cérebro. Mas, vale ressaltar que ela deve ser ingerida com moderação, uma vez que é altamente calórica.

Fortalece a imunidade

Além disso, é também fonte de antioxidantes, por isso, bomba a imunidade, fortalecendo o sistema imunológico. 

Leia mais: Alimentos para aumentar a imunidade

Facilita o ganho de massa magra

Fonte de proteína vegetal, essa manteiga auxilia o ganho de massa magra, ou seja, o aumento dos músculos no corpo. Para quem busca esse objetivo, a manteiga das sementes é uma excelente opção.

Não causa alergias

Infelizmente, é comum que muitas pessoas tenham alergia a diferentes nozes e oleaginosas em geral. Desse modo, essa é uma versão de manteiga vegetal a qual as pessoas dificilmente serão alérgicas, visto que é feita a partir da semente da melancia.

Leia também: Dieta anti-inflamatória: O que é, como fazer e cardápio

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo