Manteiga de macadâmia: O que é e benefícios

Alimentação Bem-estar
14 de Janeiro, 2020
Manteiga de macadâmia: O que é e benefícios

Assim como a pasta de amendoim, a manteiga de grão-de-bico e outras manteigas veganas, a manteiga de macadâmia está cada vez mais em alta.

De textura pastosa, é feita a partir da macadâmia, uma oleaginosa de ricas propriedades. Também chamada de pasta de macadâmia, é fonte de diversos nutrientes e vitaminas, tais como a vitamina A.

Alguns minerais que possui são ferro, tiamina, riboflavina e niacina. Além disso, contém quantidade considerável de proteína.Também, é fonte de gorduras boas.

Benefícios da manteiga de macadâmia

Intestino regulado

É ótima para o sistema digestivo devido ao teor de fibras em sua composição. Assim, promove a melhor saúde da flora intestinal, bem como de todo o organismo.

Leia mais: Quer emagrecer? Cuide do seu intestino

Fortalece a imunidade

Por ser rica em antioxidantes, a manteiga é excelente para a imunidade, de forma que fortalece o sistema imunológico. Assim, ela previne que gripes e resfriados se manifestem no corpo, bem como outras doenças. 

Além disso, ela é especialmente rica em flavonoides, um tipo de antioxidante que protege o corpo de inflamações e da ação de radicais livres. 

Ossos saudáveis

Também, é aliada dos ossos saudáveis. A explicação para isso é a quantidade de fósforo presente na macadâmia, que desempenha uma variedade de funções, incluindo a manutenção de ossos e dentes, bem como a regulação do metabolismo, mantendo-o acelerado e, não só, a melhor absorção e transporte de nutrientes.

Alerta no consumo da manteiga de macadâmia

Embora a manteiga de macadâmia possa fazer parte de uma dieta saudável, é preciso estar atento aos pontos abaixo:

  • Ela é extremamente calórica. Manteiga de macadâmia, assim como a oleaginosa em si, é fonte de gorduras boas, mas é repleta de calorias. Para se ter uma ideia, 132 g de macadâmia contém cerca de 950 calorias. Isso pode ser mais da metade das necessidades diárias de calorias de uma pessoa. Portanto, moderação.
  • Nem todas as manteigas são uma boa escolha. O fabricante pode adicionar óleo, sal, corante e outros químicos em sua receita. Por isso, é preciso prestar atenção ao rótulo. Quanto menos ingredientes melhor.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!