Manteiga de macadâmia: O que é e benefícios
Assim como a pasta de amendoim, a manteiga de grão-de-bico e outras manteigas veganas, a manteiga de macadâmia está cada vez mais em alta.
De textura pastosa, é feita a partir da macadâmia, uma oleaginosa de ricas propriedades. Também chamada de pasta de macadâmia, é fonte de diversos nutrientes e vitaminas, tais como a vitamina A.
Alguns minerais que possui são ferro, tiamina, riboflavina e niacina. Além disso, contém quantidade considerável de proteína.Também, é fonte de gorduras boas.
Benefícios da manteiga de macadâmia
Intestino regulado
É ótima para o sistema digestivo devido ao teor de fibras em sua composição. Assim, promove a melhor saúde da flora intestinal, bem como de todo o organismo.
Leia mais: Quer emagrecer? Cuide do seu intestino
Fortalece a imunidade
Por ser rica em antioxidantes, a manteiga é excelente para a imunidade, de forma que fortalece o sistema imunológico. Assim, ela previne que gripes e resfriados se manifestem no corpo, bem como outras doenças.
Além disso, ela é especialmente rica em flavonoides, um tipo de antioxidante que protege o corpo de inflamações e da ação de radicais livres.
Ossos saudáveis
Também, é aliada dos ossos saudáveis. A explicação para isso é a quantidade de fósforo presente na macadâmia, que desempenha uma variedade de funções, incluindo a manutenção de ossos e dentes, bem como a regulação do metabolismo, mantendo-o acelerado e, não só, a melhor absorção e transporte de nutrientes.
Alerta no consumo da manteiga de macadâmia
Embora a manteiga de macadâmia possa fazer parte de uma dieta saudável, é preciso estar atento aos pontos abaixo:
- Ela é extremamente calórica. Manteiga de macadâmia, assim como a oleaginosa em si, é fonte de gorduras boas, mas é repleta de calorias. Para se ter uma ideia, 132 g de macadâmia contém cerca de 950 calorias. Isso pode ser mais da metade das necessidades diárias de calorias de uma pessoa. Portanto, moderação.
- Nem todas as manteigas são uma boa escolha. O fabricante pode adicionar óleo, sal, corante e outros químicos em sua receita. Por isso, é preciso prestar atenção ao rótulo. Quanto menos ingredientes melhor.