Mancha roxa na perna após o treino? Angiologista explica possíveis causas
Você já se deparou com alguma mancha roxa na perna após o treino? Ao apertar e não sentir dor, pode parecer que foi só mais uma pancada em algum aparelho da academia. Mas a causa também pode ser um vasinho, explica o angiologista Thiago Rocha.
Mancha roxa na perna após o treino
“Após o treino de pernas, as veias podem ficar mais dilatadas. Muitas vezes, nas pessoas que têm varizes, uma caneleira pesada ou algum aparelho forçam essas pequenas veias, o que aumenta a fragilidade capilar e causa o roxo”, ele diz.
A cor escura aparece porque os vasinhos, que já estavam lá, se rompem. Ou seja: o treino não causa o surgimento de novas varizes — veias dilatadas e tortuosas que perderam sua função.
Na verdade, o médico explica que as manchas roxas que temos nas pernas podem ter muitas causas, e uma delas é um grupo de vasos que passou despercebido até então. “Para descobrir se é isso mesmo, a dica é deitar e apertá-lo para que ele se esvazie e encha de novo”. Além disso, no caso dos hematomas, eles costumam desaparecer em duas semanas. Por outro lado, os vasinhos permanecem por meses — ou nunca somem.
Leia também: O que pode acontecer se eu não tratar as varizes?
Musculação dá varizes?
Quando questionado se musculação causa varizes, o angiologista é categórico ao dizer que isso é um mito, mas que é difícil combatê-lo.
“Musculação previne o problema. E mesmo que você já tenha, pode e deve fazer atividade física. Ela é importante para a circulação, principalmente para quem é sedentário. Quem pratica, na verdade, está prevenindo as varizes e quem já tem, está auxiliando na circulação. Lembre-se que é importante tratar as veias para ficar livre do problema, mas nunca deixe de praticar alguma atividade”, comenta.
Para quem sofre com varizes, o médico sugere alguns cuidados.
“Caso elas sejam muito grandes, existem dicas para que não haja acidentes. Proteja-as com meias elásticas ou bandagem se forem muito grossas. Evite grandes impactos, exercícios de alta pressão, continue praticando atividade física e procure um profissional capacitado para tratá-las. É muito provável que, com o fortalecimento da panturrilha, que é o coração da perna, a circulação melhore e novas varizes sejam evitadas”, finaliza o médico.
Fonte: Thiago Rocha, médico angiologista e cirurgião, membro titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.