Qual é a idade recomendada pra fazer mamografia?
Quando o assunto é a prevenção do câncer de mama, um dos principais recursos é a realização da mamografia, mas você sabe a partir de qual idade o exame deve ser realizado?
Antes de tudo, vale reforçar que o diagnóstico precoce do câncer de mama faz com que a chance de cura chegue a 95%. De acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer, o Brasil registrou mais de 60 mil novos casos de câncer de mama em 2021. Além disso, a doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre mulheres no Brasil e no mundo.
Leia mais: Novo remédio para câncer de mama
O que é o exame de mamografia?
De acordo com a Dra. Bibiana Del Monaco Silva Misumi, ginecologista, a mamografia é o principal exame de rastreamento de câncer de mama. Assim, consegue detectar a doença em seus estágios mais iniciais, aumentando as chances de cura da doença.
O procedimento consiste em um exame de imagem por radiografia com duração entre 15 e 30 minutos aproximadamente. Além do câncer de mama, o exame também identifica lesões, nódulos e assimetrias nas mamas.
Quando detecta o câncer de mama ainda em estágios iniciais, é possível realizar o tratamento clínico e cirúrgico com uma abordagem menos agressiva, gerando um tratamento mais tranquilo, com maiores chances de recuperação rápida e melhora na qualidade de vida da paciente.
Como a mamografia é feita?
O exame é feito em um aparelho cujo nome é mamógrafo. Para a realização, é necessário comprimir as mamas entre duas placas em, no mínimo, duas incidências cada. Em seguida, a imagem é capturada através da emissão de feixe de raio-X.
O exame costuma ser indolor, porém incômodo para algumas pessoas, pois se aperta a mama durante o procedimento. O desconforto é rápido, mas importante para que o exame tenha boa qualidade e identifique as lesões bem no início. Para não interferir nas imagens, recomenda-se que, no dia do exame, não utilize desodorante, talco e outros produtos na região das mamas.
Qual é a idade ideal para realizar a mamografia
De acordo com a médica, para a população geral, sem fatores de risco ou alterações na mama, a realização do exame deve iniciar a partir dos 40 anos.
É importante, ainda, realizar os outros exames ginecológicos, como o papanicolau, colposcopia e ultrassom das mamas, por exemplo.
Além da idade, quais são as outras indicações para realizar a mamografia?
Além da idade mencionada pela ginecologista, outras condições podem adiantar a necessidada de realização da mamografia:
- História familiar de câncer de mama e/ou ovário
- Achados clínicos na mama, como lesões, nódulos e assimetrias nas mamas.
Por fim, a médica recomenda a realização do exame anualmente.
Leia mais: Mamografia: como é feito o exame e quem deve realizá-lo
Fonte: Dra. Bibiana Del Monaco Silva Misumi, ginecologista, obstetrícia e mastologista. Especialista em mamografia pelo Colégio Brasileiro de Radiologia. Atualmente, mastologista como parte do corpo clínico Santa Casa de São José dos Campos.
Referências: Instituto Nacional do Câncer.