Como fazer maionese caseira? Receita é mais saudável e nutritiva
Certamente a maionese é um dos molhos mais famosos do mundo. Entretanto, a versão industrializada não é considerada benéfica para a saúde. Isso porque a maionese vendida nos mercados contém muitos aditivos, corantes, estabilizantes e excesso de gordura saturada. Além disso, apesar de não ser um alimento com alto valor calórico, a maionese faz parte dos ultraprocessados. Por isso, vale a pena investir em ingredientes naturais e preparar o produto em casa. Assim, saiba como fazer maionese caseira e inclui-la na dieta de forma saudável.
Além de não ter aditivos químicos, a maionese caseira é fonte de gorduras boas e pode ser incluída em refeições saudáveis – desde que o consumo seja moderado. Por ser um ingrediente versátil, ele pode estar presente no preparo de sanduíches ou em temperos de saladas.
Leia também: Maionese engorda? Características do alimento e como deixá-lo mais saudável
Receita de maionese caseira
Ingredientes
- 1 gema de ovo;
- 1 colher (sopa) de óleo de semente de uva;
- 2 colheres (chá) de mostarda dijon;
- 1 xícara de óleo;
- 1 colher (sopa) de suco de limão;
- ½ colher (chá) de sal;
- Pimenta do reino a gosto;
- Fio de vinagre branco.
Modo de preparo
Primeiramente, em um processador de alimento, adicione todos os ingredientes (menos a xícara de óleo) e pulse a mistura algumas vezes para combinar todos os ingredientes. Enquanto a mistura está incorporando, acrescente lentamente 1 xícara de óleo. À medida que o óleo se mistura com a mistura de ovos, a maionese emulsiona. Após cerca de 2 minutos, a textura será leve e espessa. Por fim, adicione mais suco de mostarda, sal ou limão, se preferir. Sirva em seguida.
Alternativas saudáveis
Além de preparar a versão caseira do produto, é possível investir em alternativas saudáveis para variar os recheios de pães, sanduíches, torradas ou até acompanhamentos de saladas. Veja algumas opções:
- Guacamole;
- Homus;
- Coalhada;
- Pasta de semente de girassol.