Comer linhaça emagrece?

19 de agosto, 2019

A linhaça, semente marrom obtida da planta do linho, vem ganhando espaço no cardápio de quem está preocupado em emagrecer – e o fenômeno não é por acaso. Muitos estudos confirmaram seu poder de eliminar os quilinhos extras. A notícia se espalhou rapidamente e transformou esse superalimento em sucesso absoluto.

O que faz da linhaça uma aliada infalível contra a balança? Especialmente sua grande quantidade de fibras alimentares, que podem contribuir para aumentar a sensação de saciedade. Além disso, a semente é fonte de ômega-3 e ômega-6, conhecidas como gorduras boas por ajudarem a prevenir doenças cardiovasculares.

Mas, comer linhaça emagrece?

Não há solução mágica para a perda de peso, mas as sementes de linhaça podem ajudar no processo. As fibras, que mantém os níveis de glicose balanceados, mandam a fome embora, auxiliando na perda de peso. Fibras mantêm você saciada. Quanto mais saciada, menos frequentemente você come.

Uma pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) mostrou que as fibras presentes na casca da semente controlam os níveis de açúcar no sangue e, com isso, amansam a fome.

Nesse estudo, mulheres obesas passaram a consumir uma mistura de iogurte com quatro colheres de sopa de linhaça no café da manhã. Elas sentiram menos vontade de comer ao longo do dia, economizando no total de calorias diárias.

Leia também: Comer chia emagrece?