Limpeza adequada é aliada no combate de diversas doenças
Julho é um período em que as temperaturas sofrem quedas. Com isso, muitas doenças contagiosas são mais frequentes, entre elas, gripe, Covid-19 e resfriados. E além dos cuidados de proteção pessoal, a limpeza adequada do local de trabalho e da casa é fundamental para combater tais enfermidades.
Leia também: “Falta de organização da casa pode desencadear transtornos psicológicos”, diz psicanalista
“Muitas pessoas passam a maior parte do tempo tomando cuidado para evitar danos à saúde. No entanto, muitas vezes, os problemas estão escondidos dentro do lar — como é o caso de vírus, ácaros, fungos e bactérias que podem causar doenças, como alergias, rinite e outras. Para evitar, é fundamental manter uma limpeza adequada do local de trabalho e da casa”, explica Tiago Ferreira, químico e sócio da Confiamix.
Para que a higienização seja bem feita é preciso contar com produtos certos e de qualidade. “Um ambiente limpo garante benefícios físicos e psicológicos. Do contrário, leva a malefícios ao dia a dia das pessoas. A falta de uma limpeza adequada pode causar estresse, ansiedade, depressão, e problemas respiratórios, como asma, rinite e sinusite”, frisa.
A boa notícia é que de acordo com um levantamento realizado pela Kantar, empresa especializada em Pesquisa de Mercado, houve o aumento de mais de 13% no consumo dos produtos de higiene após o surto de Covid-19 na América Latina.
Dicas de limpeza adequada
Manter uma rotina de limpeza pode não ser fácil, mas apostar em tarefas rápidas do dia já melhora a saúde do ambiente e dos frequentadores. Tirar o lixo do banheiro, tirar o pó e aspirar o tapete são algumas das atividades domésticas que podem ser executadas rapidamente.
Além disso, é importante comprar produtos que possuam aprovação pela ANVISA. Dessa forma, você garante a sua segurança ao manusear os produtos químicos e de higiene. Buscar por receitas caseiras também é uma solução.
Leia também: Método Montessori: criança deve ajudar nas tarefas domésticas?
Fonte: Tiago Ferreira, químico e sócio da Confiamix.