Limpar o guarda-roupa evita problemas nas peças e na saúde

Bem-estar Casa
04 de Maio, 2022
Limpar o guarda-roupa evita problemas nas peças e na saúde

Ao falar de uma vida verdadeiramente saudável, fica claro que não é só a limpeza do corpo que importa. A casa está diretamente ligada à saúde, por isso, deixar os ambientes cada vez mais convidativos é sempre bom. Sendo assim, limpar o guarda-roupa, local onde estão guardados não só as vestimentas, mas roupas de banho e calçados, contribui para uma melhora no bem-estar

Antes de tudo, quando você abre o guarda-roupa e vê tudo desorganizado, a sensação de preguiça e desânimo pode bater. Portanto, tentar manter — mesmo que seja difícil — uma rotina para deixar as roupas sempre alinhadas é interessante, especialmente para quem não gosta de arrumar esses itens. 

Leia também: Como limpar o tapete corretamente: dicas e receitinhas caseiras

Além disso, é claro que é preciso deixar o móvel sempre limpo para evitar fungos, como explicamos aqui. A falta de motivação pode aparecer na hora de higienizar o móvel, mas é necessário ter esse cuidado. O guarda-roupa é um local propício para o crescimento de ácaros, poeira e até mesmo a reprodução de insetos, como as traças. 

As traças não são nocivas para a saúde, contudo, podem ser um problema para as roupas! Já se deparou com alguma peça cheia de buraquinhos? O inseto se alimenta da queratina, presente em peças de lã e couro, mas elas também “mastigam” o algodão. 

Para quem sofre com problemas respiratórios ou alergias, essa limpeza feita com frequência ajuda a diminuir as irritações no nariz e na pele. Por fim, vale lembrar que guardar uma roupa nova sem antes lavá-la bem é perigoso, pois as peças podem trazer bactérias para a casa e também para as outras roupas.

Qual é a frequência ideal para limpar o guarda-roupa? 

Na parte externa do móvel ou em espelhos, se for o caso, o ideal é passar um pano com removedor, lustra-móveis e/ou limpa-vidros a cada 15 dias. Já na parte interna do guarda-roupa, manter o hábito de limpá-lo ao menos um vez por mês já é o suficiente para evitar qualquer proliferação de bactérias, mofo ou possíveis bichos. Evite molhar os guarda-roupa, pois a água pode estufar o material.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

TDAH ansiedade e depressão
Bem-estar Equilíbrio

TDAH, ansiedade e depressão: psquiatra explica diferenças

Apesar de serem parecidos, os transtornos mentais reservam suas peculiaridades e tratamentos específicos

TDAH
Bem-estar Equilíbrio

TDAH: o que é, sintomas, como identificar e tratamentos

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é uma condição crônica de causas genéticas

Higiene do sono para crianças
Bem-estar Gravidez e maternidade Saúde Sono

Higiene do sono para crianças: 7 dicas para criar rotinas eficazes 

Veja como adaptar o conjunto de hábitos e orientações para crianças