Leucemia mieloide crônica: o que é, causas, sintomas e tratamentos

Saúde
22 de Setembro, 2022
Leucemia mieloide crônica: o que é, causas, sintomas e tratamentos

A leucemia mieloide crônica (LCM) é um tipo de câncer de células do sangue raro e de progressão lenta que começa na medula óssea. Trata-se de uma doença rara, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Estima-se que em cada ano do triênio 2020-2022 sejam diagnosticados 10810 novos casos de LMC no Brasil.

A doença ocorre em ambos os sexos, mais frequentemente entre 40 e 60 anos, entretanto, pode acometer crianças e idosos. Na maioria dos casos não há fatores predisponentes, dificultando a prevenção. Entenda agora quais são os sintomas e tratamentos da doença.

Leia mais: Leucemia infantil: o que é, sintomas, causas e tratamentos

O que é a leucemia mieloide crônica?

De acordo com o Dr. Fernando Callera, hematologista, as células que formam todos os elementos do sangue são conhecidas como células tronco hematopoéticas (CTH). Normalmente, estas células multiplicam-se na medula óssea (estrutura encontrada dentro dos nossos ossos) e dão origem aos glóbulos vermelhos, aos glóbulos brancos e às plaquetas. Porém, mutações no material genético das CTH podem levar ao aparecimento de várias doenças, incluindo a leucemia mieloide crônica (LMC).

“A mutação detectada na LMC produz a proteína BCR-ABL que, por sua vez, induz a multiplicação descontrolada das células mieloides dos glóbulos brancos. Portanto, a presença da mutação BCR-ABL em um paciente com aumento do número total de glóbulos brancos (5 a 30 vezes em relação ao limite superior normal) confirma o diagnóstico de LMC”, explica o médico.

Afinal, quais são as causas?

Segundo o INCA, alguns fatores que podem ser predisponentes para o surgimento de subtipos da doença, tais como: tabagismo, benzeno (encontrado na gasolina e indústria química), radiação ionizante (raios X e gama), quimioterapia, síndrome de Down, doenças hereditárias, síndromes mielodisplásicas e outras doenças sanguíneas, além de histórico familiar e em adultos entre 45 e 60 anos de idade.

Sintomas

Aproximadamente 50% dos pacientes são assintomáticos. No entanto, os sintomáticos relatam:

  • Perda de apetite
  • Emagrecimento
  • Sudorese durante o sono.

Além disso, o aumento do baço (esplenomegalia) geralmente está presente, bem como anemia e sangramentos anormais.

Como diagnosticar?

A suspeita de leucemia mieloide crônica pode ser investigada por meio do hemograma. Por outro lado, a confirmação da doença ocorre por testes moleculares que identificam o gene BCR/ABL.

Tratamento da leucemia mieloide crônica

A princípio, o tratamento ocorre por meio do uso oral de um medicamento contínuo, isto é, o inibidor de tirosina quinase. Ele funciona como um bloqueador da atividade da proteína BCR-ABL e, de acordo com o médico, proporciona altas taxas de remissão completa da doença, ou seja, de até 70%.

Geralmente, essa medicação apresenta poucos efeitos colaterais, isto é, não interfere na capacidade laboral e no convívio social. No entanto, a suspensão do inibidor ou seu uso irregular favorecem a recaída da doença e pioram seu prognóstico. Por fim, o tratamento pode incluir, ocasionalmente, o transplante de células-tronco.

Fonte: Dr. Fernando Callera, Coordenador do Serviço de Hematologia, Onco-Hematologia e Transplantes de Medula Óssea da Santa Casa de São José dos Campos. M.D., Ph.D. Doutor em Hematologia pela Universidade de São Paulo – USP.

Referências: INCA.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

celulite no rosto
Saúde

Celulite no rosto? Entenda como uma infecção bacteriana traz riscos à saúde

Diferentemente das ondulações indesejadas no bumbum, a celulite no rosto é uma doença que precisa ser tratada com antibióticos

ficar muito tempo sentado
Saúde

Quanto tempo você passa sentado? Um novo estudo aponta riscos de ficar muito tempo nessa posição

Passar horas seguidas sem se mexer aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares e outras enfermidades, segundo pesquisadores dos EUA

madonna no brasil
Bem-estar Saúde

Madonna no Brasil: dicas de saúde para se preparar para o show

Espetáculo gratuito, no próximo sábado (4), deve reunir mais de 1,5 milhão de pessoas; Veja dicas para aproveitar o show