Estudo compara leites vegetal e de vaca

Alimentação Bem-estar
28 de Julho, 2023
Estudo compara leites vegetal e de vaca

Quem é vegetariano, vegano ou simplesmente quer deixar de consumir laticínios pode encontrar diversas opções de bebidas vegetais no mercado para substituir o leite convencional. Na verdade, são tantas as alternativas que é normal ficarmos confusos sobre qual levar para casa. Pensando nisso, um grupo de pesquisadores resolveu analisar diferentes marcas de leite vegetal dos Estados Unidos para compará-las nutricionalmente com o leite de vaca. Os resultados foram apresentados no Nutrition 2023, o encontro anual da Sociedade Americana de Nutrição.

Leite vegetal e leite de vaca

Os cientistas selecionaram 233 bebidas à base de plantas de 23 marcas diferentes. Assim, descobriram que apenas 28 produtos apresentaram quantidades parecidas ou maiores de proteínas, vitamina D e cálcio em comparação com o leite de vaca.

“Cerca de metade foram enriquecidos com vitamina D, dois terços foram enriquecidos com cálcio e quase 20% tinham níveis de proteína semelhantes aos do leite de vaca”, explicou Abigail Johnson, principal autora do estudo.

Soja, aveia, castanhas, coco e até arroz são alguns dos ingredientes utilizados para a produção dos leites vegetais. Por isso, é esperado que eles variem em nutrientes.

A dica, então, é conversar com o seu nutricionista para entender qual é a melhor opção para o seu caso. Bem como ficar de olho nos rótulos, uma vez que algumas marcas podem apresentar açúcar e aditivos químicos adicionados em excesso.

Leia também: Por quanto tempo devo tomar whey protein?

Isso quer dizer que o leite de vaca é melhor do que o leite vegetal?

Os pesquisadores afirmaram que não. Isso porque as bebidas vegetais também apresentaram certas vantagens durante a investigação do estudo.

“Minha resposta inicial para que ‘leites não lácteos não são tão nutritivos quanto o leite de vaca’ é que é bobagem. Nenhum dos leites não lácteos tem colesterol, todos têm níveis muito baixos de gordura saturada e alguns têm fibras”, disse o especialista em nutrição Christopher Gardner, que também participou do artigo.

“O leite de vaca tem colesterol, tem gordura saturada e não tem fibra. E quando se trata de laticínios e cálcio, três quartos do mundo são intolerantes à lactose e obtêm seu cálcio de outro lugar”, acrescentou.

Sem contar que algumas bebidas vegetais mostraram-se menos calóricas do que o leite de vaca, o que pode ser importante para quem está fazendo uma dieta para emagrecer, por exemplo. Uma parte delas também foi enriquecida com vitaminas e minerais.

Conclusão

Os dois alimentos apresentam vantagens e desvantagens. Então, a melhor opção continua sendo aquela que faz mais sentido para você! Lembre-se de conversar com o seu nutricionista para entender como incluir os produtos na sua dieta e procure sempre manter uma alimentação equilibrada, com outras fontes de proteína e nutrientes.

Agende já uma consulta com a nutri

Essa é a chance de virar a chave e ter uma alimentação saudável de verdade. Com a ajuda da nutri da Vitat, você vai encontrar o jeito certo de cuidar dos seus hábitos alimentares, com prazer em comer bem todos os dias. Agendar!

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

aveia com limão
Alimentação Bem-estar

Ozempic natural: suco de aveia com limão realmente emagrece?

Shake não oferece riscos, mas não cumpre efeitos milagrosos na perda de peso

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva

dieta OMAD
Alimentação Bem-estar

Dieta OMAD é segura? Conheça a versão extrema do jejum intermitente

A dieta OMAD leva a metodologia do jejum intermitente ao extremo