Leite de barata: Conheça a polêmica bebida

Alimentação Bem-estar
05 de Fevereiro, 2020
Leite de barata: Conheça a polêmica bebida

Pode soar estranho, mas é verdade: o superalimento mais comentado é o leite de barata. Ainda que o inseto não seja um mamífero, as baratas da espécie Diploptera punctata produzem uma secreção, altamente rica em proteínas, que tem sido considerada uma fonte mais sustentável e mais nutritiva do que o leite de vaca e búfala. 

A secreção, semelhante ao leite, é produzida para que os insetos alimentem seus filhotes. Sendo assim, é composta por cristais de proteína, aminoácidos, os quais ajudam na recuperação muscular, e açúcar. Ainda, a proteína presente na composição do novo leite é mais lentamente absorvida pelo organismo, portanto, é melhor aproveitada pelo corpo.

Não só, segundo um estudo da Universidade de Teramo, na Itália, o tal leite de barata é “até três vezes mais nutritivo que o leite de vaca”. 

Leia mais: Diferentes tipos de leite e seus benefícios para a saúde

Qual o gosto do leite de barata?

Quem já experimentou a nova bebida láctea afirma que o gosto é suave e “não tem nada de especial”. Portanto, não deve haver incômodo com sua ingestão.

Há benefícios? É seguro consumi-lo?

Para o alívio de muitos, ordenhar baratas seria ineficiente. Em primeiro lugar, elas não têm mamilos. Da mesma maneira, produzir leite individualmente em cada inseto seria muito trabalhoso. Portanto, a proposta dos cientistas é aproveitar o sequenciamento das proteínas da Diploptera punctata, sintetizá-las em laboratório e fazer testes de segurança para garantir que o suplemento sintético seja seguro para consumo humano. Portanto, a ideia é reproduzir em laboratório os genes responsáveis pela criação da “bebida”. Então, ninguém precisará beber leite de barata, e muito menos enfrentar o animal.

Leia também: 7 alimentos que contêm mais cálcio do que leite

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!